Quem era Zaqueu?

Zaqueu era um homem muito rico que vivia na cidade de Jericó. Considere ler em nosso artigo sobre A Cidade de Jericó para saber como era essa cidade na época e como é hoje.

Por ser cobrador de impostos, Zaqueu não era bem visto pelo povo do local onde morava. Isto porque o tinham como um ladrão. Além disso, talvez por ser rico ficava distante da população local, melhor explicando, dos mais pobres.

O que chama atenção nessa história bíblia é o fato de Zaqueu ser um homem, diante do povo local, desqualificado para receber Jesus em sua casa.

Isso porque a população tinha Jesus como um homem santo. Humilde, sem pretensão nenhuma de ficar rico. Ou de aparecer em público, ao lado de pessoas ilustres.

Mas o que a população não sabia era que Jesus não fazia também acepção de ninguém. Isto é, Ele poderia muito bem entrar na casa de um homem considerado pelo povo como também na casa de outro, que o povo odiasse.

O Mestre provou com isso que tanto podia entrar na sua casa como na minha. Podia entrar em qualquer casa e levar com Ele a paz divina que todos sempre querem.

Zaqueu subiu no Sicômoro para ver Jesus passar

Todavia, Zaqueu, por ser um homem de estatura baixa, devia ser baixinho mesmo, subiu num sicômoro. O sicômoro por sua vez não é uma árvore tão alta assim. Talvez Zaqueu subiu nele por ser mais fácil. E também, é claro, por ficar no caminho.

Afinal, o famoso chefe dos publicanos ficou sabendo que Jesus passaria por aquele local. Talvez quando Jesus dissesse a alguém que ia a uma cidade tal e passaria por algum local, o povo já espalhasse a notícia. De modo que todos corriam para ver o Filho do homem passar.

Desse modo fez Zaqueu. Só que, por ser decerto repudiado pelo povo e ainda por cima baixo de altura, jamais tivesse chance de ver Jesus passar. Assim sendo, teve a ideia de subir na árvore.

Mas qual não deve ter sido a surpresa dele quando viu Jesus passar por baixo da árvore. Como se alguém lhe dissesse que Zaqueu estava em cima dela. Ninguém disse nada disso a Jesus. Ele simplesmente olhou para cima e disse:

– Zaqueu, desce depressa, porque home me convém pousar em tua casa.

Imagine a surpresa com que Zaqueu recebeu essa notícia.

Talvez tivesse pensado: “Na minha casa, Senhor?”. Talvez tivesse dito o mesmo que disse o Centurião de Cafarnaum: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada”.

Zaqueu, no entanto, não disse nada disso. Alegrou-se imensamente e desceu correndo da árvore.

Afinal, era Jesus quem iria passar a noite na casa dele. E Jesus devia ser recebido como um homem, de maneira diferente de todos os homens que ele conhecia.

A população, por seu tempo, resmungou dizendo que Jesus entraria justamente na casa de um pecador. Diziam isso porque achavam que Jesus só devia entrar na casa dos justos.

Contudo, conforme Jesus disse em várias de suas lições bíblicas, que graça teria entrar apenas na casa dos justos? Que mérito teria Ele se olhasse só para os salvos e desprezasse os perdidos?

Decerto não teria mérito nenhum.

Ela lição nos traz informações importantes que devemos assimilar com alegria:

Jesus pode entrar na sua casa, na minha.

Jesus pode entrar na nossa casa.

Devemos estar com nossa casa aberta para receber o Filho de Deus.

Devemos receber as pessoas em nossa casa, sem distinção. Isto é, não devemos fazer acepção de pessoas dizendo: “Esse é um pecador, não vou olhar para ele”. Devemos sim, levar a todos uma palavra amiga.

Pois quando cada um de nós fizer a nossa parte contando com alegria as histórias que lemos na Bíblia, mais pessoas tomarão conhecimento da Palavra de Deus. E mais pessoas com certeza serão salvas.

Lucas 19.1-7











Igreja Batista Ebenezer de Cristais

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro