A Santa Ceia

E disse-lhes: desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; E tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós. Lc 22:15,17

SANTA CEIA

E tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim, Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento do meu sangue, que é derramado por vós. Lc 22:19-20.

Em Ex 12:20 e Lc 22:7 lemos sobre pães ázimos, que quer dizer pães sem mistura, sem levedo, sem fermento, o qual era usado na páscoa, pois apontava para Cristo, por isso deveria ser puro. Assim deve ser o pão e o vinho da Santa Ceia, sem nenhuma mistura, porque disse o Senhor Jesus: este pão é o meu corpo que é partido por vós, disse também: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim (ICo 11:23-26).

Assim, exige zelo e cuidados especiais: A água deve ser da fonte, ou mineral; a farinha de trigo especial; o azeite de oliva deve ser cem por cento puro (Sl 104:15); o vinho da uva de igual modo deve ser cem por cento puro e natural. O pão deve ser feito exclusivamente para ser oferecido na cerimônia de Santa Ceia e pelas mãos de um consagrado da igreja, ou por um membro autorizado pelo pastor do campo (ICo 10:16-17; Mt 26:26; Mc 14:22-24).

1-Quando profanamos o altar do Senhor? Ml 1:7

2-O sacerdote que não tem a doutrina pode oferecer pão sagrado ao Senhor? Lv. 22:25

Quando oferecemos a Santa Ceia com pão imundo ou com fermento profanamos o altar do Senhor. Alguns sacerdotes fazem ou compram pão contaminado para celebrar a Santa Ceia do Senhor; outros colocam fermento e sal, assim contaminam o pão da Santa Ceia, e desta forma a ceia não é santa nem consagrada a Deus. O sacerdote que administra, deve viver e ensinar os dez mandamentos de Deus, se abster-se das carnes imundas, ser batizado em águas correntes, ser casado, ser consagrado ao diaconato, depois ao presbiterado e ter as qualidades citadas ITm 3:2-7.

3-Como devemos oferecer o pão da Santa Ceia? Ex. 34:25

Porque disse o Senhor a Paulo: Este pão é o meu corpo que é partido por vós (ICo 11: 24-25; Mt 26:26). Assim como o corpo de Cristo é puro, também o pão deve ser puro. Semelhantemente o vinho, sem mistura química e sem fermento, para que seja tomado como o sangue de Cristo, que pela sua pureza nos purifica de todo o pecado (IJo 1:7).

4-Quando celebramos a Santa Ceia com pão ázimo, o que deve ser feito com o que sobrar? Ex 23:18

Não devemos deixar o restante para outro dia. A sobra deve ser sepultada assim como o Senhor Jesus foi sepultado no mesmo dia em que foi sacrificado.

5-Quais as recomendações do Senhor Jesus ao celebrar a primeira Santa Ceia? Lc 22:19-20

Que do mesmo modo que Ele fez, a igreja continuasse fazendo em memória dEle. Logo, se houver levedo no pão ou no vinho, deixa de ser em memória de Cristo.

6-Qual era a certeza dos sacerdotes e dos escribas quando o Senhor Jesus vivia aqui na Terra? Mc 14:1-2

O Senhor Jesus não deixaria de celebrar a festa dos Pães Ázimos, a Páscoa, tanto é que Jesus disse aos Seus discípulos: Desejei muito comer convosco esta páscoa antes que padeça (L c 22:15).

7-O que Paulo aprendeu de Jesus e se empenhou em nos ensinar? ICo 11:24

Paulo aprendeu a celebrar e participar da Santa Ceia. Ele ainda alerta que devemos anunciar a morte do Senhor até que venha (ICo 11:26). Somente em comunhão com Deus e com Cristo é que devemos tomar a Santa Ceia (v.29). Estar em comunhão com Deus é aceitar a Sua palavra, ser abstinente, como Ele pediu (Is 66:17), guardar os Seus mandamentos (Ap 14:12) e ser defensor de toda a Sua palavra (IITim 3:16).Igreja Batista Ebenezer de Cristais

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro