Feliz dia do pastor a todos os pastores Deus abençoe vc e seu misisterio

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS !
“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência”.
Jr. 3.15
Na Bíblia há vários textos que comparam as pessoas às ovelhas. Mas, por que a ovelha é comparada ao ser humano? Na verdade, a ovelha precisa ser pastoreada: guardada, cuidada, alimentada, curada e dirigida ao descanso pelo pastor que a conduz. E, da mesma forma, nós, enquanto Igreja do Senhor necessitamos destes mesmos cuidados. É por isso que essa analogia, PASTOR e OVELHA, mostra um belo retrato do amor de Deus por seu povo.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PASTOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?



I – Ele é chamado por Deus para o Ministério Pastoral:


“E ele deu uns para apóstolos, outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e doutores”.
Ef. 4.11

Este verso alista os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja! Paulo declara que esses dons foram dados para preparar o povo de Deus e dar crescimento e desenvolvimento espiritual à Igreja. Vejamos:

APÓSTOLOS - apostello (grego) - Significa, enviar alguém com missão especial: mensageiro ou representante pessoal de quem o envia. O termo foi designado aos primeiros missionários cristãos e aos que foram comissionados por Jesus para pregar o Evangelho e estabelecer a Igreja: Foram doze os apóstolos! Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em prol da propagação do evangelho. Hoje os denominamos: missionários!

PROFETAS - No Novo Testamento, eram homens que proclamavam, cheios do Espírito Santo, a Palavra de Deus. Era o pregador: sua mensagem visava admoestar, exortar, animar, consolar e edificar: Exemplo:

Pedro, além de apóstolo era também profeta de Deus (At. 2.14-36 - pregação no dia de Pentecostes), (At. 3.12-16 na cura do coxo). 1 Co.14.3 “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”.

EVANGELISTAS - Eram homens de Deus capacitados e comissionados para também anunciar o Evangelho, essa função de anunciar implicava o poder da salvação conforme vemos o exemplo a seguir:

Filipe - At. 21.8 “Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele”. At.8. 6 “As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava”. Filipe pregou o Evangelho e muitos foram salvos e batizados em águas com sinais e curas, milagres e libertação, sinais estes, que acompanhavam as suas pregações.

DOUTORES OU MESTRES - Aqueles que tem de Deus um dom especial para esclarecer, expor ou proclamar a Palavra de Deus afim, de edificar o corpo de Cristo. - preservando a verdade e produzindo a santidade na igreja.


PASTORES - São aqueles que dirigem a Igreja e cuidam de suas necessidades espirituais. São chamados:

· Presbíteros ou anciãos – At.20.17 “De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja” ou Tito 1.05.

· Bispos - 1 Tm. 3.1,2 - “Fiel é esta palavra: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo (episkopo) seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”.

A palavra Bispo: (gr) “episkopos”, significa aquele que tem a responsabilidade pastoral; Nem quero tecer comentários acerca da hierarquia que estão criando ultimamente no meio evangélico: pastor – apóstolo – bispo. O pastor chamado por Deus se enquadra no padrão bíblico de 1 Tm. 3.1,2 e deve ser:

a) Irrepreensível: saber se comportar, ser equilibrado, ser idôneo (maduro), não neófito (novo na fé) conforme 1 Tm 1.6).

b) Marido de uma só mulher – gr. “mias gunaikos” (genitivo atributivo) ou seja, “marido de uma única mulher”.

c) Vigilante - deve cuidar dele e dos outros - At. 20.28 “Olhai por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos (grifo meu) para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.

d) Sóbrio - maduro, equilibrado, consciente de suas responsabilidades);

e) Honesto - quantos "falsos pastores" estão lesando os próprios membros;

f) Hospitaleiro

f) Apto para ensinar - o pastor pode ser um mestre, mas nem sempre um mestre é um pastor.


II – Ele alimenta e cuida do rebanho:

Jr. 23.1-4 “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

A Bíblia nos mostra alguns tipos de pastores:

a) Pastor que vai por detrás, impelindo as ovelhas - é aquele que se importa apenas em usufruir da gordura e da lã e depois afugenta a ovelha;

b) Pastor que vai adiante conduzindo o rebanho: Sl 77.20 ; Sl 78.52 e Sl. 80.1

c) Pastor que afugenta as feras: 1 Sm 17.34-36

d) Pastor que alimenta a ovelha em pastos verdejantes: 1 Cr. 4.39,40 e Sl 23.2 “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas”.

e) Pastor que apascenta com conhecimento e inteligencia: Conhecimento na Palavra e Inteligência pra aconselhar, tomar decisões, corrigir como um pai corrige seu filho:

f) Pastor que busca a ovelha perdida/desgarrada: Ez. 34.12 “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.” Lc.15.4-6 “Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.”

III – Ele é o Atalaia, o Vigia Espiritual da Igreja
Ez.3.17 “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.”

Ez.33.6 “Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia”.

O pastor segundo o coração de Deus é aquele que direciona a ovelha, porque está alerta em todo o tempo vigiando o seu rebanho. Por causa disto devemos ouvir a voz do nosso pastor obedecendo-o, como está escrito:

Heb. 13.17 “Obedecei aos vossos pastores, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

Enfim, os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja citados no início deste artigo têm como objetivo cumprir o que está escrito na seqüência de Efésios 4.11 que diz:

"12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor".

Deus abençoe os pastores que são realmente chamados pelo Senhor e que têm dedicado suas vidas para apresentar o rebanho de Cristo confiado em suas mãos, como obreiros que não têm do que se envergonhar! Oremos pela liderança da Igreja do Senhor!

É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro