Deus Convoca os “Menos” para a Seleção do Céu1 Co 1:26-28 veja as fotos


Ouvimos dizer, Deus não chama os capacitados, ele capacita os chamados. Podemos acrescentar, Deus NÃO CHAMA os capacitados; ele chama os não capacitados!

O homem não salva-se a si mesmo! Totalmente sem condições. E aqueles que acham que tem condições, que se cuidem . . .

Nossos valores não são os valores de Deus. Mesmo sendo nós de humilde procedimento, fazemos acepção de pessoas--até mesmo na igreja. Exaltamos os ricos, poderosos, fortes, etc.

Na igreja de Jesus, não há espaço para outro herói a não ser Jesus. Não há espaço para favoritismo, parditarismo, acepção de pessoas. Se vamos praticá-la, deve ser com os “menos” e não com os “mais.”

A Quem Deus Convoca?


1. Deus chama os “nãos” da vida (“Ah-nãos”!) Reparem entre nós—a ausência de poderosos, nobres, fortes . . . Deus chama os “João Ninguéns” da vida para reduzir a nada os João Alguéns. Isso porque normalmente são os “João Ninguéns” que reconhecem sua necessidade e vem correndo até a cruz. Dificilmente um rico, famoso, se vê como realmente é. É possível, mas muito difícil...

Ilust.: Pense em João Batista—o maior “João Ninguém” (!) que Jesus declarou o maior no Reino (Mt 11:11) A pessoa mais humilde entre nós tem mais sabedoria verdadeira do que o Ph.D., cientista nuclear, pois sabe de onde veio, para onde vai, e qual o significado da vida! (Veja Sl 119:98-100, que diz exatamente isso.)

1 Sm 16:7—Deus não vê como o homem vê. O homem olha o exterior, Deus olha o coração!

[Repare que Paulo diz, “não muitos” ; ele não diz, “nenhum”. Deus também chama os famosos. Mas chegam no mesmo patamar que o pobre, humilde. Todos têm que se humilhar diante dEle.

2. Deus chama os Pecadores. 1 Co 6:9-11: impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, roubadores . . . Tais fostes alguns de vós. Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo, e no Espírito do nosso Deus.

(Interessante notar que os tribunais e os penitenciários não conseguem transformar o homem. Só junta mais pecadores no mesmo lugar para aprender a pecar mais. Somente a igreja em toda a nossa sociedade é hospital para curar pecadores, e isso pelo sangue de Jesus. Deus recebe mais glória quando chama pecadores, os doentes, e não os sãos.)

3. Deus chama Crianças. Mt 11:25-26 Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.


Sl 8:2 Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

Josias começou a reinar com 8 anos de idade, mas fez o que era certo aos olhos de Deus

Davi era menino quando matou Golias

Samuel era menino quando chamado por Deus

José e Daniel tinham 17 anos quando exportado para escravidão

Deus recebe mais glória quando usa crianças!

4. Deus chama os Desprezados: O Evangelho de Lucas mostra Jesus, o filho do homem, como campeão dos menosprezados: Zaqueu (baixinho, desprezado), Bom Samaritano (estrangeiro, menosprezado), Pescadores, Prostitutas, Mulheres, Mocinhas; Deus não chamou senadores romanos, ricos, atletas, atores, músicos. (Deus recebe mais glória quando usa os desprezados.)

5. Deus chama os Esquecidos.

Davi—1 Sm 17:33,42 Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele guerreriro desde a sua mocidade. . . Olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo, e de boa aprarência. (1 Sm 16:10,11—esquecido entre os outros 7 irmãos!) (Deus recebe mais glória quando usa os esquecidos)

6. Deus chama Mulheres e Mães. “A mão que balança o berço transforma o mundo”

1 Tm 2.15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.” As mães são fazedoras de reis, pastores, missionários, profs. de EBD. Interessante que são as mulheres que tomam a frente na maioria das igrejas evangélicas! (Deus recebe mais glória quando usa mulheres e mães.)

Aplicação:

1) Não pratiquemos acepção de pessoas!


Tg 2:1,5-9 (Se eu estou na seleção de Jesus, é porque tenho uma das qualidades que Ele mais quer: sou um louco, um fraco, ou um pobre conforme os padrões do mundo. Aqueles poucos que têm TODAS essas qualidades, Ele os escolhe para serem pastores, missionários, obreiros!

2) Vivamos com humildade e gratidão pela graça de Deus! Deus ME escolheu!Para o louvor da glória da sua graça! (Ef 1:3-14; 1 Co 4:7)

3) Preservemos a unidade no Corpo, valorizando uns aos outros, não pelos dons, talentos, bens, mas pelo que são ao olhos de Deus




É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro