Ministerio Primeiro Degrau na Festa do Biscoito em Cristais / Aniversário de Cristais 69 anos

HOJE Ministerio Primeiro Degrau AS: 20 HORAS Festa do Biscoito em Cristais / Aniversário
de Cristais 69 anos

Em 1746 fez-se a primeira referência histórica ao atual município, através de um documento expedido pelo governador Gomes Freire de Andrada para atacar e destruir o Quilombo do Ambrósio I, onde se localizava a Primeira Povoação do Ambrósio, hoje região do atual município de Cristais.
Cristais era um povoado carente de instrução. Não havia escolas, nem professores. O sr. Aureliano Reis, tendo constituído família, e, sentindo a necessidade de oferecer estudos para seus filhos e amigos, resolveu então, doar um terreno, conforme escritura registrada no Cartório Maia Rios, de Campo Belo, em 17/08/1915, Livro , fls. 134. Nesse local, ele construiu um prédio para a 1ª. Escola de Cristais que, a principio, recebeu o nome de “Escola Mista”. Mais tarde, sob o Decreto de Criação no. 9180 de 19/10/1929, passou a integrar o sistema de “Escolas Reunidas” ( inclusive as escolas da zona rural).

Os primeiros professores foram: João Moreira Maia, Amélio Pimenta de Abreu, Rita Maria de Oliveira, Antônio de Castro, João Pânfilo Guimarães, Amélia Moyle Maciel e outros.

No movimento pró emancipação político-administrativo do município, muitos cidadãos cristalenses trabalharam, destacando, entre vários, o sr. Pe. Celso José Pinheiro. Após a emancipação municipal a “Escolas Reunidas”, recebeu a denominação de Grupo Escolar Pe. Celso Pinheiro, passando para a autarquia estadual.

Aos 22/05/1970, a Prefeitura Municipal de Cristais, representada pelo sr. Hélio Ferreira, adquiriu um terreno para ampliação do espaço físico da escola. Na gestão do prefeito Aristeu Maia, o antigo prédio foi demolido. Iniciou-se a construção de outro, com arquitetura moderna, ampla e espaçosa, e área disponível de .

Mediante a LDB 9652/71, a escola recebeu a denominação de Escola Estadual Pe. Celso Pinheiro de 1º. Grau e, de acordo com a Resolução 8751/98, a autarquia administrativa da escola passou para a esfera municipal com a denominação Escola Municipal Pe. Celso Pinheiro
É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

















































Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro