Salvos pela fé em Cristo e chamados para a Missão


Missões - O marketing!



Ao longo dos meus anos como ministro, tenho tido a oportunidade de conhecer muitos ministérios, dos quais uma grande parte tem uma abordagem “missionária”, ou seja, carregam a bandeira de levar o evangelho a outras nações.


Porém, tenho percebido que existe uma apropriação indébita do termo missões, pois, muitos usam essa palavra pra alavancar seus projetos pessoais. Basta colocar que o alvo é missionário que tudo vale.


Decidi não me calar mais em relação a esse engodo “missionário” que na verdade suga os recursos da Igreja e gera um tipo de obreiro Fast-food.(John Dawson, 2001). Esses são obreiros que querem mudar a história de uma nação nos atos proféticos, os quais têm seu lugar mas não são o marco definidor de uma nação. Obreiros que vivem para escrever e promover seus projetos, os quais não representam muita relevância na vida de uma comunidade. Já me deparei com cada proposta que tenho até vergonha de citá-las. Mas tudo isso tem uma fundamentação: “Missões”.


Não suporto mais ver pessoas desafiando a igreja para as nações e ao mesmo tempo saber que geralmente essas mesmas pessoas não estão dispostas a serem resposta do seu próprio apelo. Acho isso uma crueldade com a noiva de Cristo, pois geralmente, essas pessoas exercem influência sobre centenas de milhares de pessoas das quais, umas foram chamadas para as nações e vão se posicionar, outras não foram chamadas mas foram constrangidas pelo apelo, e outros ainda irão se sentir culpados por não terem coragem de responder a esse clamor.


Creio que nunca podemos perder o alvo missionário. A Igreja foi chamada pra levar as boas novas de Cristo a todos os povos da terra. Mas isso não deve ser feito pelo “emocionalismo”, mas sim através do preparo sistemático de obreiros que tenham sua vida aprovada na comunidade local, visto que, é na localidade que somos forjados pois não ficamos escondidos atrás de eventos, que chamados mirabolantes. Na localidade somos confrontados em nosso caráter, motivações, temores, e também, é lá que se encontra a possibilidade de nossa cura e aprovação diante de Deus.


Caso você sinta um chamado missionário então é hora de aprofundar sua vida no conhecimento do Senhor, na sua palavra, nos seus estatutos. Você terá que aprender o que é servir, e servir sem esperar nada em troca. Procure seus líderes e disponha sua vida na localidade. Não tema a restrição dos homens pois quem intentará contra a vontade soberana de Deus? E por favor, não use desse chamado pra auto-promoção. Missões não é marketing, mas um desafio árduo. Isso mesmo. Não trate o assunto no romantismo, mas trate com realismo.


Meu desejo é que a obra missionária feita a partir do Brasil seja sólida e abrangente e que realmente o fruto desse trabalho seja para glória Dele, e somente Dele.
No Senhor;  Romanos 10. 5-15
Estimados irmãos e irmãs, Deus tem nos desafiado a cada dia para sua obra missionária, e nesta noite quero fazer um apelo missionário, um chamado para a missão de Deus, para a colheita das vidas que estão prontas para ser levadas até Cristo e conhecer o seu amor.
Quando eu morei em Monte Verde, uma cidadezinha muito fria ao sul de Minas Gerais, passei por uma experiência que marcou profundamente a minha vida. Certo dia, era inverno e fim de tarde e fazia muito frio. Quando no caminho de volta para minha casa eu e a Marcia passamos por um senhor que estava do outro lado da rua e que aparentemente se preparava para dormir em seu casebre improvisado, ele era um andarilho.
Naquele instante quando olhei aquele homem senti no meu coração a voz de Deus me dizendo, vai e fala pra ele de mim. Eu meio que constrangido, resolvi seguir direto e ir para casa, não tive a coragem de obedecer aquele chamado de Deus. Quando cheguei em casa, fiquei muito incomodado com a situação, mas realmente estava muito frio, e tratei de me acomodar e dormir. Guardei aquele sentimento em meu coração e não compartilhei nem com a minha esposa. Depois de uma noite muito fria, pela manha acordamos e nos preparamos para sair novamente. No percurso de nossa caminhada eu compartilhei com a Marcia o que havia sentindo na noite anterior e como eu estava triste por não ter feito nada, por fim, a Marcia compartilhou comigo, que havia tido a mesma experiência que eu, e seu coração estava constrangido. Infelizmente, Passado algumas horas recebemos a noticia que um andarilho que estava na cidade havia falecido na noite passada, e este andarilho foi o que nós havíamos. No entanto, como eu sei que a obra de Deus não para, tenho a certeza que não foi por minha falta de coragem que aquele homem deixou de ouvir a Palavra de Deus, o Senhor continuo desafiando outros para fazer aquela missão, mas nós perdemos o privilégio de anunciar a palavra de Deus e ajudar aquele homem.
Irmãos e irmãs, ao ler o texto bíblico fico impactado pela grandeza do poder de Deus e a imensidão do seu amor por todos nós. Especialmente quando leio os versos 13 e 14 meu coração se estremece pelo enorme desafio que nos é apresentado. A palavra diz:
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
A carta aos Romanos foi escrita por volta do ano 55 d.C. A comunidade de Fé que havia em Roma era muito pequena. Quando lemos o cap. 16, Paulo está se despedindo do povo. Aproximadamente 28 pessoas, 18 homens e 10 mulheres, faziam parte da comunidade em Roma, isso Paulo cita na sua carta, mas seguramente existiam mais algumas.
Quando leio o texto bíblico me vem a mente dois caminhos, e sobre eles queria falar nesta noite. O primeiro caminho é o da…
 1)      Salvação
Em Romanos recebemos o ensinamento que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rom 3.23). Exatamente todos nós somos pecadores. O mal faz parte da nossa natureza humana e é fácil perceber isso quando lemos ou assistimos os noticiários. Não há salvação por nossas próprias forças, estamos definitivamente afastados de Deus.
No entanto, Paulo anuncia as boas notícias do evangelho de Jesus, nosso Senhor, que foi enviado por Deus em Amor, para salvar a humanidade que estava perdida. De Cristo nós recebemos a vida e novamente a comunhão com Deus. “Já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rom. 8.1)
O verso 8 nos diz: A palavra está perto de ti… e ainda no verso 9 somos ensinados que se com nossa boca confessarmos a Jesus como Senhor e em nosso coração crermos em Deus  que o ressuscitou dentre os mortos seremos salvos. Dois verbos se destacam neste texto: confessar e crer. Quando nós cremos em Jesus, nossa vida é transformada, a confissão é o aspecto público da nossa fé. Nós demonstramos e falamos as pessoas quem nós somos agora. Já não mais filhos das trevas, mas filhos da luz. Estamos em plena comunhão com Deus.
A salvação vem através da fé em Jesus Cristo. Quando ouvimos e cremos na Palavra, o Espírito de Deus testifica em nosso coração que somos filhos de Deus. Você deseja ser salvo? Então tenha fé, creia e clame pelo o nome do Senhor Jesus que ele te ouvirá e te salvará.
Muitas pessoas estão mortas espiritualmente, pois não sabem que Deus pode transformar as suas vidas, e além do mais, ele é capaz de mudar a nossa história e nos levar por caminhos de bênçãos e não de mal. Através da fé na obra salvadora de Jesus, somos religados com Deus e podemos nos achegar a ele e sentir o seu grande amor e misericórdia por nossas vidas, tendo a plena certeza que ele está em todo momento conosco.
Quando somos salvos, imediatamente somos chamados para a missão e este é o segundo caminho que queria falar nesta noite.
2) A missão
A missão consiste em anunciar a mensagem de salvação que recebemos de Cristo e que transformou nossas vidas. Mas eu pergunto, como podemos fazer a missão?  A resposta é simples, através do nosso testemunho, através do amor que demonstramos as pessoas, através das nossas orações pelas pessoas, pois até mesmo orando nós fazemos à missão de Deus. Fazer a missão é ser o bom perfume de Cristo, perfume que exala vida e não morte.
Somos anunciadores da mensagem de Deus. Um Reino de amor e justiça para todos. Nós também somos aqueles que depois de crer em Cristo e receber o seu amor derramado lá na cruz, passamos a lançar a semente deste amor. Esta semente quando germina, gera nos corações das pessoas o mesmo desejo que nós sentimos de ir e ser um discípulo/a de Cristo, anunciando que ele morreu por nossos pecados e ressuscitou, vencendo a morte e nos dando assim uma nova vida. “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10.10)
Na vida cristã nós somos ensinados e também ensinamos, isto se chama discipulado. É o caminhar junto, o estar junto, o construir conhecimento junto, firmados sempre na Palavra de Deus. É neste processo que desafiamos e somos desafiados por Deus para pregar o evangelho.
No texto bíblico, Paulo faz quatro perguntas diante da afirmação: todo o que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como porém invocarão aquele que não creram?
Como crerão naquele de quem nada ouviram?
Como ouvirão se não há quem pregue?
E como pregarão se não forem enviados?
As Igrejas são constituídas através da missão de homens e mulheres que creram na Palavra, e decidiram dedicar suas vidas em implantar o Reino de Deus e fazer a diferença neste mundo. Lutando sempre pela justiça, mostrando sempre o amor e propagando a paz e a esperança.
 O texto termina de modo profético dizendo: quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas?
Há uma alegria imensurável em anunciar o evangelho e esta alegria é ainda maior quando estamos anunciando a mensagem do amor de Deus, que penetrou profundamente em nossos corações e que mudou radicalmente as nossas vidas.
Jesus morreu, mas ressuscitou, e nos deu vida em abundância, ele nos ama! Você crê nisto?  A partir do momento que nós cremos, este sentimento nos impulsiona a agir e pregar a palavra de Deus às pessoas que estão ao nosso redor.
Se você crê na mensagem de salvação, você é desafiado a obedecer o chamado de Deus em compromisso com a missão. Pessoas estão no fundo do poço, milhares estão no mundo do crime, nas drogas, perdidos nas ruas, na prostituição, em condições de semi-vida (na miséria), com suas famílias destruídas, e totalmente sem esperança. Muitos estão atrás de uma palavra de amor e você que conhece a Cristo é responsável por levar a palavra até eles. Nós temos uma missão como Igreja local, mas esta missão não para por aqui, a missão vai além das fronteiras, pessoas são chamadas a sair e ir a lugares até mesmo distantes, para edificar o Reino de Deus e plantar a semente do evangelho.
Nossa Igreja precisa de pessoas dispostas, pessoas que nada temam a não ser o pecado, e que amem a Deus acima de tudo. Deus poderia através de seu poder, independer de nós para o anúncio das boas novas de salvação, tudo poderia ser resolvido num estalar de dedos, mas deste jeito ele não quer, ele conta com você, ele acredita em você para a missão. Em alguns momentos pode nos faltar a coragem, assim como me faltou na história em que contei, no entanto, isso não motivo de remorso, mas sim, um ensinamento, para crer e ouvir sempre a voz de Deus. Deus conta conosco para a edificação do seu Reino, seja um instrumento de Amor e Paz.
Oremos…
Senhor, agradecemos, porque a tua Palavra trás vida em nosso coração. Somos frutos do resgate de Jesus realizado através da cruz. Senhor, somos grato, por tão grande salvação que nos alcançou e nos livrou da morte. Oh Deus, o Senhor tem nos chamado para a missão de edificar o seu Reino aqui na terra, e nós te pedimos coragem e fé para isso. Que o Senhor esteja conosco todos os dias, nos guiando e mostrando o caminho que devemos andar. Em nome de Jesus nós oramos. Amém!

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro