E disse Felipe: É lícito, se crês de todo o coração.
E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é
o Filho de Deus.” Atos 8:37.O Batismo em Nome de Jesus
Nossa intenção é tentar trazer aos leitores sinceros o máximo de
informações sobre esse assunto de suma importância, tentando
colocar em perspectivas os acontecimentos que ANTECEDERAM O
DIA DE PENTECOSTES, conforme registro de Atos 2:38.
Logo após a ressurreição de JESUS, a Bíblia diz que Ele se
apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto pelos
discípulos e outros seguidores por um espaço de 40 dias e falando
a respeito do Reino de Deus, Atos 1:3. A Bíblia nos relata que
Jesus apareceu aos seus discípulos e seguidores pelo menos umas
10 vezes após a sua ressurreição e em outra ocasião a mais de 500
pessoas, conforme registros nos evangelhos e com a confirmação
de Paulo em I Cor. 15:5 a 7. Durante esses encontros JESUS fazia
questão de lembrá-los das coisas que lhes havia ensinado enquanto
ainda estava com eles.
Após ter-lhes trazido à memória todas as passagens que falavam a
seu respeito na Bíblia, JESUS ABRIU-LHES O ENTENDIMENTO PARA
COMPREENDEREM AS ESCRITURAS, e ordenou-lhes que se
pregasse em SEU NOME (singular), A SALVAÇÃO, O
ARREPENDIMENTO E A REMISSÃO DOS PECADOS. Ler Lucas
24:45-47. No versículo 47 está claro "EM SEU NOME"...
Atos 4:12 diz "Em nenhum outro há salvação, porque também
debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens
pelo qual devamos ser salvos".
Todos os apóstolos, inclusive Paulo BATIZAVAM EM NOME DE
JESUS (Atos 2:37-38) “E ouvindo isto, ... perguntaram a Pedro e
aos demais apóstolos, que faremos varões irmãos? ... Arrependeivos,
e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados e receberá o dom do Espírito Santo.”
O Batismo em Nome de Jesus
5
Sabemos que Paulo não estava com os apóstolos, quando Jesus
deu as instruções finais sobre o batismo, conforme Mat 28:19 e
Luc 24:47. Todavia vemos Paulo batizando EM NOME DE JESUS,
conforme I Cor 1:14. Resta-nos uma pergunta: QUEM INSTRUIU
PAULO E LHE DEU ESTA REVELAÇÃO?
Vale a pena lembrar que o evangelho que Paulo recebeu não foi de
homem algum, mas de várias revelações diretamente de Jesus,
conforme Gal 1:11 e 12 e II Cor 12:1, a este apóstolo Deus
revelou o "mistério da igreja" (ver Efe 3:5).
Com toda essa autoridade, ele ainda nos exorta em I Cor. 14:37 –
“Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as
coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” Ele ainda
nos diz: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o
em nome do SENHOR JESUS..." Col 3:17
Paulo nos lembra que tudo o que sabemos sobre Jesus e seus
ensinamentos são porque estamos edificados sobre o fundamento
dos apóstolos e dos profetas, sendo Jesus Cristo a principal pedra
de esquina, Efe 2:20. Jesus nos alerta em Mar 7:7... Mas em vão
"me adoram" ensinando doutrinas que são preceitos de Homens".
2. NOVE TEXTOS SOBRE O BATISMO EM "NOME DE JESUS"
1) ATOS 2:38
“E disse-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado
em nome de "Jesus Cristo", para perdão dos pecados; e
recebereis o dom do espírito santo.”
A "ordem" que os discípulos receberam em Mat.28:19, foi
cumprida, e exatamente 10 dias após, no dia de PENTECOSTES, os
"judeus" foram batizados em NOME DE JESUS, e 3 mil almas se
converteram.
2)ATOS 8:12-16
“Mas, como cressem em Filipe que lhes pregava do reino de Deus e
do nome de "Jesus Cristo" se batizavam, tanto homens como
mulheres...(porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas
somente eram batizados "em nome de Jesus").”
Aqui Filipe (o diácono) vai à cidade de Samaria por ocasião da
perseguição de Saulo aos cristãos, e ali começa fazer maravilhas e
O Batismo em Nome de Jesus
6
prodígios que atraiu toda a cidade e os samaritanos foram
batizados EM NOME DE JESUS.
3) ATOS 10:42-48
“E nos mandou (Jesus) pregar ao povo e testificar que "Ele" é o
que por Deus foi constituído, juiz dos vivos e dos mortos. A este
dão testemunho todos os profetas, de que todos os que "Nele"
crêem receberão o perdão dos pecados "pelo Seu nome"...e
mandou que fossem batizados em "nome do Senhor".
Nesta passagem, é relatado a conversão e batismo de "Cornélio" o
primeiro gentil de Cesaréia, homem da corte Italiana. No versículo
43, Pedro faz referência aos seus ouvintes que seus PECADOS
SERIAM PERDOADOS, PELA INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS.
4) ATOS 19:1-7
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo
passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e
achando ali alguns discípulos...mas Paulo disse: Certamente João
batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que
cresse no que após ele havia de vir, isto é, em "Jesus Cristo". E os
que ouviram, foram batizados "em nome de Jesus".
Aqui se faz referência ao batismo de Apolo e da igreja que está em
Éfeso. Apolo de Alexandria era varão eloqüente e poderoso nas
escrituras, conhecendo somente o batismo de João.
Quando Apolo falava com ousadia na Sinagoga, ouviram-no
"Priscila e Áquila", que o levando consigo lhe declarou com mais
pontualidade o caminho do Senhor; ver Atos 18:26.
Em I Cor. 1:12 faz-se menção de Apolo entre outros, dando
preferência para certos pregadores, e Paulo faz uma referência ao
BATISMO, ver I Cor 1:15. Paulo trabalhou com Apolo em Éfeso,
ver I Cor. 16:12.
A última menção que se faz a Apolo é em Tito 3:13, onde Paulo
pede cuidados especiais aos doutores da lei (Zenas e Apolo). Apolo
e os da igreja de Éfeso foram batizados EM NOME DE JESUS
CRISTO.
5) ATOS 22:16 E ATOS 9:1 a 18
“E agora por que te deténs? Levanta-te e batiza-te e lava os teus
pecados, invocando o nome do Senhor.”
O Batismo em Nome de Jesus
7
A conversão de Saulo (Paulo) está registrada em Atos 9:1 a 18.
Nesta passagem Lucas relata que Paulo se converteu e foi batizado,
porém nela não está explícito "O NOME DE JESUS", mas em Atos
22:1 a 21, Paulo faz sua defesa perante o Tribuno de Roma, e sua
conversão é contada em detalhes, e ao chegar o momento do
batismo, ele diz que LAVOU OS SEUS PECADOS INVOCANDO O
NOME DE JESUS.
6) ROM. 6:3
“Ou não sabeis que "todos quantos fomos" (Paulo também se
incluiu) batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua
morte?”
Paulo está em Roma e faz uma explanação da graça redentora de
Jesus, falando da importância de manter a fé de JESUS, crendo na
justificação pelo seu "SANGUE", para lavar nossos pecados e cita
que ele e os da igreja de Roma foram lavados e purificados quando
"INVOCARAM" o nome de Jesus pela ocasião do Batismo.
7) GAL. 3:27
“Porque "todos quantos fostes batizados" em Cristo já vos
revestistes de Cristo.”
Paulo faz uma comparação entre a "LEI E A GRAÇA", dizendo que a
lei é impotente para salvar, porém ela tem a função de conduzir o
HOMEM aos pés de Jesus mostrando a sujidade do pecado, e que
através da GRAÇA MARAVILHOSA todos os da igreja dos Gálatas
foram batizados EM NOME DE JESUS.
8) COL. 2:12
“Sepultados com "Ele" no "batismo", "Nele" também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos
mortos.”
Ao fazer uma comparação Paulo diz que os da igreja de Colossos
foram "circuncidados" não com o corte da carne, mas com o corte
feito no coração, quando aceitaram Jesus e lavaram os seus
pecados mencionando o nome de Jesus no batismo.
9) I COR. 1:12-13 e I COR. 6:11
“Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: eu sou de Paulo, eu
sou de Apolo, eu de Cefas e eu de Cristo. Está Cristo dividido? Foi
Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de
Paulo? Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome”
O Batismo em Nome de Jesus
8
(vers. 15) Em I Cor 6:11. “Mas haveis sido lavados, mas haveis
sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo espírito do
nosso Deus.”
Paulo fala à igreja de Corinto, e faz menção que alguns irmãos
estão fazendo distinções entre pregadores (ver. 13). Qual a razão
de Paulo ter feito a menção do Batismo em seu nome?
Ele está justamente comparando que quando você segue os
ensinamentos de alguém, você obrigatoriamente LEVA O NOME DO
SEU REDENTOR. Este é o motivo pelo qual disse no ver. 13: Está
Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Fostes batizados em
nome de Paulo?
Ele encerra o assunto lembrando aos membros da igreja de
Corinto, que eles foram “LAVADOS, SANTIFICADOS E
JUSTIFICADOS, QUANDO FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS”
(I Cor 6:11).
3. UM POUCO DE HISTÓRIA
3.1 Quando Começaram as Mudanças?
No ano 313 AD, a igreja começou a batizar em nome da Trindade,
e aproximadamente no ano 500 AD, o batismo em nome da
Trindade se tornou universal. Mas foi somente em 538, pelo
decreto de Justiniano, que se tornou obrigatório as pessoas de todo
o mundo a crerem na santíssima trindade católica, com pena de
serem aprisionadas e até levadas a morte. A igreja Católica
confirma esta mudança sobre o batismo, no catecismo em inglês:
O Batismo em Nome de Jesus
9
3.2 O Catecismo Católico da Bíblia, em Inglês de 1964.
Veja a Tradução:
Em Cristo - A Bíblia nos diz que os Cristãos eram batizados em
Cristo. (n°6) Eles pertencem a Cristo. Em Atos dos Apóstolos
(2:38; 8:16; 10:48; 19:5) nos diz: "batizando em nome de Jesus".
[pessoa] - uma melhor tradução seria: para o nome de Jesus."
[pessoa] Somente no 4° Século a fórmula "Em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo" tornou-se uma prática. Pág. 164.
Em adição, nós vimos como a igreja primitiva batizava: Primeiro o
anúncio do Evangelho... conseqüentemente Fé e o ato com o qual
era selado em forma perfeita com o batismo" em nome [pessoa] de
Jesus Cristo. Aparece o que nós chamamos de Cristãos, que
significa gente relacionada de especial forma com Cristo. Mais
tarde, "no nome de Jesus" foi elaborado e tornou-se "no nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pág. 166.
3.3 A Bíblia de Jerusalém
A Bíblia de Jerusalém, uma das traduções modernas mais fiel aos
originais, (excluindo-se a King James, que é a mais fiel) impressa
pela igreja Católica, no seu comentário de rodapé sobre Mateus
28:19 diz o seguinte:
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita a
influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade
A igreja Católica declara no Catecismo Bíblico, na página 164, que a fórmula do batismo antes
do concílio de Nicéia era "Em nome de Jesus", e não em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo.
Veja abaixo um trecho da página escaneada.
O Batismo em Nome de Jesus
10
primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de
Jesus” (Conforme Atos 1:5; 2:38). Mais tarde deve ter-se
estabelecido a associação do batizado às três pessoas da
Trindade”.
Observe que mesmo a ICAR, que utiliza-se deste único verso na
Bíblia para justificar a sua mais importante doutrina, o mistério da
trindade, declara a verdade sobre a ausência deste verso nas
versões mais antigas da Bíblia.
4. TEXTOS DE ENCICLOPÉDIAS
4.1 Enciclopédia Britânica
ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3 Pág. 365-366, "A
fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as
palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º
Século." Volume 3 pag.82 "Sempre nas fontes antigas menciona
que o batismo era em Nome de Jesus Cristo."
Sobre Origem do Batismo Cristão, página 368
"Nós colhemos Atos 19:4, que João tinha somente batizado no
nome do Messias que chegaria, sem o identificar com Jesus de
Nazaré. A era apostólica proveu isto, e o uso normal durante este
período parece ter sido "Cristo identificando Jesus", ou "no nome
do Senhor Jesus Cristo" ou "Senhor Jesus Cristo".
4.2 Enciclopédia da Religião - Canney
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO-CANNEY, pág. 53 - "A religião
primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o
desenvolvimento da doutrina da trindade no 2° Século."
4.3 Schaff-herzog - Enciclopédia do Conhecimento Religioso
Volume 1, página 435 - Edição de 1966 "O Novo Testamento só
mostra o batismo no nome de Jesus... que ainda acontece até
mesmo no segundo e terceiro séculos"
Enciclopédia de Religião e Éticas
Editadas por James Hastings Volume 2, página 384 - Edição de
1958 - Sobre o Método de Batismo. "A fórmula usada era "no nome
O Batismo em Nome de Jesus
11
do Senhor Jesus Cristo" ou alguma frase sinônima; não há
nenhuma evidência para o uso do nome "de trindade".
4.4 Um Dicionário da Bíblia
Por James Hastings Volume 1, página 241- Edição de 1906
“Além disso, não há nenhuma menção no Novo Testamento de
qualquer um que foi batizado no nome da Trindade".
4.5 Uma História da Igreja Cristã
Por Passeador de Williston página 87 - Edição de 1957:
"Com os primeiros discípulos geralmente o batismo era "no nome
de Jesus Cristo".
4.6 Enciclopédia Bíblica, Volume 1
A edição de 1899 na página 473 diz: "sobre a Fórmula 'No nome de
Jesus Cristo ou do Senhor Jesus.' A expressão anterior é usada em
Atos 2:38 e 10:48. O posterior é usado em Atos 8:16 e 19:5."
5. O JUDAISMO E AS ORIGENS DO CRISTIANISMO
Este livro, impresso em dezenas de línguas e países, mostra estudo
feito pelo historiador David Flusser, relativo a origem das religiões
judaica e cristã. A obra é composta de três volumes, mas o texto
em questão se encontra no volume dois, à pagina 156.
Perceba que o texto
fica bem parecido
com o de Marcos
16:15-16!
O Batismo em Nome de Jesus
12
“A fórmula trinitária franca, aqui, é de fato notável, mas já foi
mostrado que a ordem para batizar e a fórmula trinitária faltam em
todas as citações da passagem de Mateus nos escritos de Eusébio
anteriores ao Concílio de Nicéia.”
Livro impresso pela Editora Imago.
Autor David Flusser, edição de 2001.
Este livro pode ser comprado na Saraiva ou Siciliano.
Ou no site: www.imagoeditora.com.br
6. O QUE SABEM OS JUDEUS MESSIÂNICOS?
Belo Horizonte, 04 de Tishrêi de 5763 ( 10, Setembro 2002 )
Shalom! Recebemos seu e-mail e agradecemos-lhe o contato!
Segue o retorno atendendo seu pedido:
De fato, a questão da "Tevilá" (Imersão ou Batismo) é relevante
para nós, uma vez que ela nos diz respeito como um testemunho
público de nossa "emuná" (fidelidade ou fé) no Messias Yeshua.
Realmente, é surpreendente o fato de a "Tevilá" (Imersão em
água) no Livro de Atos somente haver sido realizado em Nome do
Messias Yeshua (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5) e, só vermos
Matityáhu (Mateus) 28:19 mencionando a expressão "em Nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo". Muitos indagam: Por que isto?
Yeshua falou a referida expressão em Matityáhu 28:19? Lucas a
omitiu propositadamente? A Tevilá (Imersão em água) era mesmo
realizada no 1º século em Nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo?
Antes, peço que todos entendam de uma vez por todas que
estamos em processo de restauração à originalidade da
Comunidade do Messias conforme era no 1º século. Portanto,
“O texto de Eusébio de Mateus 28:19-20
antes de Nicéia era o seguinte:
“Ide e tornai todas as nações discípulas em meu nome,
ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei”. Pág. 156.
O Batismo em Nome de Jesus
13
devemos ser imparciais e aceitar solidamente os fatos
historicamente comprovados.
...Segundo o Morê (Professor) de Judaísmo do Período do Segundo
Templo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flüsser em
seu livro Judaísmo e Origens do Cristianismo, Vol. 1, pág. 156, a
expressão "em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" não
foram mencionadas em todas as citações de Matityáhu 28:19 nos
escritos de Eusébio ANTERIORES AO CONCÍLIO CRISTÃO DE
NICÉIA (325 d.E.C.) sob a supervisão do imperador Constantino. O
texto de Matityáhu (Mateus) 28:19 antes do referido Concílio era o
seguinte: "Ide e tornai todos os gentios discípulos em Meu
Nome, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei".
Ademais, Eusébio foi pressionado pelo bispo cristão Atanásio (que
teve participação no Concílio de Nicéia) a fazer a "inserção" Nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, caso não a fizesse, seria
exilado para a Espanha conforme as palavras que ouvi do Rabino
Joseph Shulam, quando indaguei ao mesmo sobre Matityáhu
(Mateus) 28:19.
Portanto, Yeshua, sob este argumento supracitado, não fez menção
a em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tratando-se, pois
de um acréscimo.
Infelizmente, este fato não é do conhecimento de todos.
Cordialmente no amor do Messias Yeshua (Jesus),
Fernando Oliveira Santana Júnior.
Departamento Teológico
Ministério Ensinando de Sião – Brasil
O Batismo em Nome de Jesus
14
7. A IASD BATIZAVA EM NOME DE JESUS?
7.1 Livro: Adventistas ou Católicos
Editora Santuário, edição 6 de 2003
Página 58
Na página 58, foto acima, podemos ver a acusação contra a IASD,
que na época ainda batizava somente em nome de Jesus, e
que segundo a ICAR estava errada, pois deveria batizar em nome
da Santíssima Trindade Católica...
Vale a pena citar que encontramos diversas pessoas aqui no Brasil,
que foram batizadas em nome do Senhor Jesus, e por pastores da
Igreja Adventistas do Sétimo Dia, mas isto por volta dos anos 40.
Este livro pode ser adquirido em qualquer livraria
da Paulinas (código 2213), e foi escrito por um
padre, de nome Pavol Eirene. O enredo do livro
se desenrolou na antiga Tchecoslováquia, ainda
na época do comunismo(anos 40). Um dos
personagens se tornou padre (o autor) e o outro
(Tomás) defendia as doutrinas da igreja
adventista.
O livro tenta defender todos os dogmas
católicos, e em particular contra-ataca todas as
acusações feitas pela IASD à ICAR.
O Batismo em Nome de Jesus
15
7.2 Livro: Nossa Época á Luz da Prophecia
O Livro Nossa Época à Luz da Profecia,
editado pela CPB, por volta dos anos
1930, no capitulo “O Baptismo” ainda
mostrava o batismo somente em nome
de Jesus. Sabe-se hoje que foi nos
Estados Unidos em 1931 que foi
introduzido pela primeira vez nas 28
doutrinas adventistas a trindade, em
lugar do Deus único, defendido por todos
pioneiros adventistas. Neste mesmo
capitulo, aparece a ressureição de Cristo,
que ainda era pregado que Ele foi
ressuscitado pelo Pai, e não que auto
ressuscitou, como está sendo pregado
nos dias de hoje!
Observe que o texto da página 200 utilizado para o batismo era
Marcos 16:15-16, comumente utilizado pelos pioneiros adventistas,
inclusive nos livros antigos de Ellen G. White. Nunca utilizavam
Mateus 28:19. Qual seria o motivo? Porque com certeza eles todos
batizavam em nome do Senhor Jesus Cristo!
O Batismo em Nome de Jesus
16
7.3 Livro: Introdução ao Cristianismo
Se o próprio Papa lhe dissesse que o texto de Mateus 28:19 teve
origem na cidade de Roma, você acreditaria? Mesmo que soubesse
que a trindade é a principal doutrina Católica, e que ele gostaria
que isto não fosse uma verdade? Pois bem, adquira este livro, e
veja com seus próprios olhos.
Parte do texto da página 61
Parte do texto da página 62
Este livro pode ser adquirido em
qualquer livraria da Paulinas e foi
escrito por Joseph Ratzinger, que
na época ocupava ainda o cargo
de cardeal, mas hoje é conhecido
por BENTO XVI.
A foto a esquerda é do livro em
português, e logo abaixo
mostramos o texto da página 61 e
62 onde ele diz que a origem
deste texto (Mat 28:19) é da
cidade de Roma.
O Batismo em Nome de Jesus
17
Texto da versão em Inglês de 1968
"A forma básica da nossa profissão de fé trinitariana (Mateus
28:19) tomou forma durante o curso dos séculos segundo e
terceiro em conexão com a cerimônia de batismo. Até agora,
como o seu lugar de origem está em causa, o texto de
(Mateus 28:19) veio da cidade de Roma." O batismo da
Trindade e o texto de (Mateus 28:19), portanto, não se originou a
partir da Igreja original, que começou em Jerusalém por volta do
ano 33AD. Era melhor que a evidência comprovasse a invenção
posterior do catolicismo romano completamente inventadas.
Muitos poucos sabem sobre estes fatos históricos."
Introdução ao Cristianismo por Joseph Ratzinger. página 82-83.
Edição de 1968.
Capa e Verso da versão em Inglês de 1968
O Batismo em Nome de Jesus
18
8. QUEM FOI BATIZADO NA TRINDADE É CATÓLICO!
A Igreja Católica Apostólica Romana no seu catecismo, reconhece
como um católico, todo aquele ou aquela que foi batizado em nome
da trindade! Ver o texto logo abaixo, do Catecismo Católico, pág.
353-354, parágrafos §1271 e §1278.
“O Batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os
cristãos, também com os que ainda não estão em comunhão plena
com a Igreja católica: "Com efeito, aqueles que crêem em Cristo e
foram validamente batizados acham-se em certa comunhão,
embora não perfeita, com a Igreja católica. (...) Justificados pela fé
no Batismo, são incorporados a Cristo e, por isso, com razão, são
honrados com o nome de cristãos e merecidamente reconhecidos
pelos filhos da Igreja católica como irmãos no Senhor". O
Catecismo Católico, pág. 353, § 1271.
“O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água o
candidato ou em derramar água sobre sua cabeça, pronunciando a
invocação da Santíssima Trindade, isto é, do Pai, do Filho e do
Espírito Santo.” O Catecismo Católico, pág. 354, § 1278.
No manual que contem todas as regras sobre o ecumenismo, e na
encíclica Unitatis Redintegratio, o Papa confirma que o batismo da
igreja adventista e de outras igrejas protestantes que batizam em
nome da trindade, são válidos ecumenicamente falando, e que não
precisam ser rebatizadas as pessoas que vierem a se tornar
Católicas um dia. Diretório para a Aplicação dos Princípios e
Normas sobre o Ecumenismo, pág. 196, edição de 1994.
“O batismo é conferido com a água, e a fórmula que indica
claramente o ato de batizar em nome do Pai, e do Filho e do
Espírito Santo...O batismo por imersão ou por infusão com a
O Batismo em Nome de Jesus
19
fórmula trinitária é, em si valido.” Diretório para a Aplicação
dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo, pág. 92.
“O movimento ecumênico visa a superar estes obstáculos. No
entanto, justificados no Batismo pela fé, são incorporados a Cristo
(17), e, por isso, com direito se honram com o nome de cristãos e
justamente são reconhecidos pelos filhos da Igreja católica
como irmãos no Senhor (18).” Decreto Unitatis Redintegratio
Sobre o Ecumenismo, pág. 13, parágrafo 3.
“Todavia, as divisões dos cristãos impedem a Igreja de realizar a
plenitude de catolicidade que lhe é própria naqueles filhos que,
embora incorporados pelo Batismo, estão separados da sua
plena comunhão.” Decreto Unitatis Redintegratio Sobre o
Ecumenismo, pág. 13, parágrafo 4.
No livreto que promove o ecumenismo, por nome “Há Um só
Rebanho”, vendido também nas Edições Paulinas, deixa claro que
qualquer pessoa que queira se tornar católico, não precisa ser
rebatizado, se já o foi na fórmula da igreja mãe! Casamentos já
estão ocorrendo na ICAR, sem a necessidade de primeira
comunhão ou qualquer formalidade, bastando a apresentação do
certificado de batismo das igrejas abaixo listadas.
“Diversas igrejas batizam, sem duvida validamente; por esta razão,
um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado, nem
sequer sob condição. Consequentemente, as certidões de
batismo delas valem, para nós, com se fossem certidões da
Igreja Católica. São elas: Igrejas orientais, episcopais do Brasil,
Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Congregacionais, Batistas e
Adventistas.” Haverá Um só Rebanho, pág. 251-252 -
Edições Loyola de 1989.
O Batismo em Nome de Jesus
20
9. CONCLUSÃO
Caro leitor, diante de tantos argumentos, e dos testemunhos que a
própria Escritura nos dá sobre este assunto de tamanha
importância, você mesmo pode tirar suas próprias conclusões.
Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida
eterna!
"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em
nome do SENHOR JESUS..." Colossenses 3:17
“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai
pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e
achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não
andaremos nele”. Jeremias 6:16.
"Quando algum homem vier para mudar um alfinete do fundamento
que Deus estabeleceu por Seu Espírito Santo, permiti que os
homens de idade, que foram os Pioneiros no nosso trabalho, falem
claramente, e permiti aqueles que estão mortos também falem, reimprimindo
seus artigos em nossas periódicos... Focalizai os raios
da divina luz que Deus tem dado, como Ele conduziu seu povo
passo a passo no caminho da verdade. Essa verdade prevalecerá no
teste do tempo e da experiência."
Manuscrito 62, 1905.
Igreja Batista Ebenezer de Cristais
E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é
o Filho de Deus.” Atos 8:37.O Batismo em Nome de Jesus
Nossa intenção é tentar trazer aos leitores sinceros o máximo de
informações sobre esse assunto de suma importância, tentando
colocar em perspectivas os acontecimentos que ANTECEDERAM O
DIA DE PENTECOSTES, conforme registro de Atos 2:38.
Logo após a ressurreição de JESUS, a Bíblia diz que Ele se
apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto pelos
discípulos e outros seguidores por um espaço de 40 dias e falando
a respeito do Reino de Deus, Atos 1:3. A Bíblia nos relata que
Jesus apareceu aos seus discípulos e seguidores pelo menos umas
10 vezes após a sua ressurreição e em outra ocasião a mais de 500
pessoas, conforme registros nos evangelhos e com a confirmação
de Paulo em I Cor. 15:5 a 7. Durante esses encontros JESUS fazia
questão de lembrá-los das coisas que lhes havia ensinado enquanto
ainda estava com eles.
Após ter-lhes trazido à memória todas as passagens que falavam a
seu respeito na Bíblia, JESUS ABRIU-LHES O ENTENDIMENTO PARA
COMPREENDEREM AS ESCRITURAS, e ordenou-lhes que se
pregasse em SEU NOME (singular), A SALVAÇÃO, O
ARREPENDIMENTO E A REMISSÃO DOS PECADOS. Ler Lucas
24:45-47. No versículo 47 está claro "EM SEU NOME"...
Atos 4:12 diz "Em nenhum outro há salvação, porque também
debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens
pelo qual devamos ser salvos".
Todos os apóstolos, inclusive Paulo BATIZAVAM EM NOME DE
JESUS (Atos 2:37-38) “E ouvindo isto, ... perguntaram a Pedro e
aos demais apóstolos, que faremos varões irmãos? ... Arrependeivos,
e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados e receberá o dom do Espírito Santo.”
O Batismo em Nome de Jesus
5
Sabemos que Paulo não estava com os apóstolos, quando Jesus
deu as instruções finais sobre o batismo, conforme Mat 28:19 e
Luc 24:47. Todavia vemos Paulo batizando EM NOME DE JESUS,
conforme I Cor 1:14. Resta-nos uma pergunta: QUEM INSTRUIU
PAULO E LHE DEU ESTA REVELAÇÃO?
Vale a pena lembrar que o evangelho que Paulo recebeu não foi de
homem algum, mas de várias revelações diretamente de Jesus,
conforme Gal 1:11 e 12 e II Cor 12:1, a este apóstolo Deus
revelou o "mistério da igreja" (ver Efe 3:5).
Com toda essa autoridade, ele ainda nos exorta em I Cor. 14:37 –
“Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as
coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” Ele ainda
nos diz: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o
em nome do SENHOR JESUS..." Col 3:17
Paulo nos lembra que tudo o que sabemos sobre Jesus e seus
ensinamentos são porque estamos edificados sobre o fundamento
dos apóstolos e dos profetas, sendo Jesus Cristo a principal pedra
de esquina, Efe 2:20. Jesus nos alerta em Mar 7:7... Mas em vão
"me adoram" ensinando doutrinas que são preceitos de Homens".
2. NOVE TEXTOS SOBRE O BATISMO EM "NOME DE JESUS"
1) ATOS 2:38
“E disse-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado
em nome de "Jesus Cristo", para perdão dos pecados; e
recebereis o dom do espírito santo.”
A "ordem" que os discípulos receberam em Mat.28:19, foi
cumprida, e exatamente 10 dias após, no dia de PENTECOSTES, os
"judeus" foram batizados em NOME DE JESUS, e 3 mil almas se
converteram.
2)ATOS 8:12-16
“Mas, como cressem em Filipe que lhes pregava do reino de Deus e
do nome de "Jesus Cristo" se batizavam, tanto homens como
mulheres...(porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas
somente eram batizados "em nome de Jesus").”
Aqui Filipe (o diácono) vai à cidade de Samaria por ocasião da
perseguição de Saulo aos cristãos, e ali começa fazer maravilhas e
O Batismo em Nome de Jesus
6
prodígios que atraiu toda a cidade e os samaritanos foram
batizados EM NOME DE JESUS.
3) ATOS 10:42-48
“E nos mandou (Jesus) pregar ao povo e testificar que "Ele" é o
que por Deus foi constituído, juiz dos vivos e dos mortos. A este
dão testemunho todos os profetas, de que todos os que "Nele"
crêem receberão o perdão dos pecados "pelo Seu nome"...e
mandou que fossem batizados em "nome do Senhor".
Nesta passagem, é relatado a conversão e batismo de "Cornélio" o
primeiro gentil de Cesaréia, homem da corte Italiana. No versículo
43, Pedro faz referência aos seus ouvintes que seus PECADOS
SERIAM PERDOADOS, PELA INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS.
4) ATOS 19:1-7
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo
passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e
achando ali alguns discípulos...mas Paulo disse: Certamente João
batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que
cresse no que após ele havia de vir, isto é, em "Jesus Cristo". E os
que ouviram, foram batizados "em nome de Jesus".
Aqui se faz referência ao batismo de Apolo e da igreja que está em
Éfeso. Apolo de Alexandria era varão eloqüente e poderoso nas
escrituras, conhecendo somente o batismo de João.
Quando Apolo falava com ousadia na Sinagoga, ouviram-no
"Priscila e Áquila", que o levando consigo lhe declarou com mais
pontualidade o caminho do Senhor; ver Atos 18:26.
Em I Cor. 1:12 faz-se menção de Apolo entre outros, dando
preferência para certos pregadores, e Paulo faz uma referência ao
BATISMO, ver I Cor 1:15. Paulo trabalhou com Apolo em Éfeso,
ver I Cor. 16:12.
A última menção que se faz a Apolo é em Tito 3:13, onde Paulo
pede cuidados especiais aos doutores da lei (Zenas e Apolo). Apolo
e os da igreja de Éfeso foram batizados EM NOME DE JESUS
CRISTO.
5) ATOS 22:16 E ATOS 9:1 a 18
“E agora por que te deténs? Levanta-te e batiza-te e lava os teus
pecados, invocando o nome do Senhor.”
O Batismo em Nome de Jesus
7
A conversão de Saulo (Paulo) está registrada em Atos 9:1 a 18.
Nesta passagem Lucas relata que Paulo se converteu e foi batizado,
porém nela não está explícito "O NOME DE JESUS", mas em Atos
22:1 a 21, Paulo faz sua defesa perante o Tribuno de Roma, e sua
conversão é contada em detalhes, e ao chegar o momento do
batismo, ele diz que LAVOU OS SEUS PECADOS INVOCANDO O
NOME DE JESUS.
6) ROM. 6:3
“Ou não sabeis que "todos quantos fomos" (Paulo também se
incluiu) batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua
morte?”
Paulo está em Roma e faz uma explanação da graça redentora de
Jesus, falando da importância de manter a fé de JESUS, crendo na
justificação pelo seu "SANGUE", para lavar nossos pecados e cita
que ele e os da igreja de Roma foram lavados e purificados quando
"INVOCARAM" o nome de Jesus pela ocasião do Batismo.
7) GAL. 3:27
“Porque "todos quantos fostes batizados" em Cristo já vos
revestistes de Cristo.”
Paulo faz uma comparação entre a "LEI E A GRAÇA", dizendo que a
lei é impotente para salvar, porém ela tem a função de conduzir o
HOMEM aos pés de Jesus mostrando a sujidade do pecado, e que
através da GRAÇA MARAVILHOSA todos os da igreja dos Gálatas
foram batizados EM NOME DE JESUS.
8) COL. 2:12
“Sepultados com "Ele" no "batismo", "Nele" também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos
mortos.”
Ao fazer uma comparação Paulo diz que os da igreja de Colossos
foram "circuncidados" não com o corte da carne, mas com o corte
feito no coração, quando aceitaram Jesus e lavaram os seus
pecados mencionando o nome de Jesus no batismo.
9) I COR. 1:12-13 e I COR. 6:11
“Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: eu sou de Paulo, eu
sou de Apolo, eu de Cefas e eu de Cristo. Está Cristo dividido? Foi
Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de
Paulo? Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome”
O Batismo em Nome de Jesus
8
(vers. 15) Em I Cor 6:11. “Mas haveis sido lavados, mas haveis
sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo espírito do
nosso Deus.”
Paulo fala à igreja de Corinto, e faz menção que alguns irmãos
estão fazendo distinções entre pregadores (ver. 13). Qual a razão
de Paulo ter feito a menção do Batismo em seu nome?
Ele está justamente comparando que quando você segue os
ensinamentos de alguém, você obrigatoriamente LEVA O NOME DO
SEU REDENTOR. Este é o motivo pelo qual disse no ver. 13: Está
Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Fostes batizados em
nome de Paulo?
Ele encerra o assunto lembrando aos membros da igreja de
Corinto, que eles foram “LAVADOS, SANTIFICADOS E
JUSTIFICADOS, QUANDO FORAM BATIZADOS EM NOME DE JESUS”
(I Cor 6:11).
3. UM POUCO DE HISTÓRIA
3.1 Quando Começaram as Mudanças?
No ano 313 AD, a igreja começou a batizar em nome da Trindade,
e aproximadamente no ano 500 AD, o batismo em nome da
Trindade se tornou universal. Mas foi somente em 538, pelo
decreto de Justiniano, que se tornou obrigatório as pessoas de todo
o mundo a crerem na santíssima trindade católica, com pena de
serem aprisionadas e até levadas a morte. A igreja Católica
confirma esta mudança sobre o batismo, no catecismo em inglês:
O Batismo em Nome de Jesus
9
3.2 O Catecismo Católico da Bíblia, em Inglês de 1964.
Veja a Tradução:
Em Cristo - A Bíblia nos diz que os Cristãos eram batizados em
Cristo. (n°6) Eles pertencem a Cristo. Em Atos dos Apóstolos
(2:38; 8:16; 10:48; 19:5) nos diz: "batizando em nome de Jesus".
[pessoa] - uma melhor tradução seria: para o nome de Jesus."
[pessoa] Somente no 4° Século a fórmula "Em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo" tornou-se uma prática. Pág. 164.
Em adição, nós vimos como a igreja primitiva batizava: Primeiro o
anúncio do Evangelho... conseqüentemente Fé e o ato com o qual
era selado em forma perfeita com o batismo" em nome [pessoa] de
Jesus Cristo. Aparece o que nós chamamos de Cristãos, que
significa gente relacionada de especial forma com Cristo. Mais
tarde, "no nome de Jesus" foi elaborado e tornou-se "no nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pág. 166.
3.3 A Bíblia de Jerusalém
A Bíblia de Jerusalém, uma das traduções modernas mais fiel aos
originais, (excluindo-se a King James, que é a mais fiel) impressa
pela igreja Católica, no seu comentário de rodapé sobre Mateus
28:19 diz o seguinte:
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita a
influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade
A igreja Católica declara no Catecismo Bíblico, na página 164, que a fórmula do batismo antes
do concílio de Nicéia era "Em nome de Jesus", e não em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo.
Veja abaixo um trecho da página escaneada.
O Batismo em Nome de Jesus
10
primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de
Jesus” (Conforme Atos 1:5; 2:38). Mais tarde deve ter-se
estabelecido a associação do batizado às três pessoas da
Trindade”.
Observe que mesmo a ICAR, que utiliza-se deste único verso na
Bíblia para justificar a sua mais importante doutrina, o mistério da
trindade, declara a verdade sobre a ausência deste verso nas
versões mais antigas da Bíblia.
4. TEXTOS DE ENCICLOPÉDIAS
4.1 Enciclopédia Britânica
ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3 Pág. 365-366, "A
fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as
palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º
Século." Volume 3 pag.82 "Sempre nas fontes antigas menciona
que o batismo era em Nome de Jesus Cristo."
Sobre Origem do Batismo Cristão, página 368
"Nós colhemos Atos 19:4, que João tinha somente batizado no
nome do Messias que chegaria, sem o identificar com Jesus de
Nazaré. A era apostólica proveu isto, e o uso normal durante este
período parece ter sido "Cristo identificando Jesus", ou "no nome
do Senhor Jesus Cristo" ou "Senhor Jesus Cristo".
4.2 Enciclopédia da Religião - Canney
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO-CANNEY, pág. 53 - "A religião
primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o
desenvolvimento da doutrina da trindade no 2° Século."
4.3 Schaff-herzog - Enciclopédia do Conhecimento Religioso
Volume 1, página 435 - Edição de 1966 "O Novo Testamento só
mostra o batismo no nome de Jesus... que ainda acontece até
mesmo no segundo e terceiro séculos"
Enciclopédia de Religião e Éticas
Editadas por James Hastings Volume 2, página 384 - Edição de
1958 - Sobre o Método de Batismo. "A fórmula usada era "no nome
O Batismo em Nome de Jesus
11
do Senhor Jesus Cristo" ou alguma frase sinônima; não há
nenhuma evidência para o uso do nome "de trindade".
4.4 Um Dicionário da Bíblia
Por James Hastings Volume 1, página 241- Edição de 1906
“Além disso, não há nenhuma menção no Novo Testamento de
qualquer um que foi batizado no nome da Trindade".
4.5 Uma História da Igreja Cristã
Por Passeador de Williston página 87 - Edição de 1957:
"Com os primeiros discípulos geralmente o batismo era "no nome
de Jesus Cristo".
4.6 Enciclopédia Bíblica, Volume 1
A edição de 1899 na página 473 diz: "sobre a Fórmula 'No nome de
Jesus Cristo ou do Senhor Jesus.' A expressão anterior é usada em
Atos 2:38 e 10:48. O posterior é usado em Atos 8:16 e 19:5."
5. O JUDAISMO E AS ORIGENS DO CRISTIANISMO
Este livro, impresso em dezenas de línguas e países, mostra estudo
feito pelo historiador David Flusser, relativo a origem das religiões
judaica e cristã. A obra é composta de três volumes, mas o texto
em questão se encontra no volume dois, à pagina 156.
Perceba que o texto
fica bem parecido
com o de Marcos
16:15-16!
O Batismo em Nome de Jesus
12
“A fórmula trinitária franca, aqui, é de fato notável, mas já foi
mostrado que a ordem para batizar e a fórmula trinitária faltam em
todas as citações da passagem de Mateus nos escritos de Eusébio
anteriores ao Concílio de Nicéia.”
Livro impresso pela Editora Imago.
Autor David Flusser, edição de 2001.
Este livro pode ser comprado na Saraiva ou Siciliano.
Ou no site: www.imagoeditora.com.br
6. O QUE SABEM OS JUDEUS MESSIÂNICOS?
Belo Horizonte, 04 de Tishrêi de 5763 ( 10, Setembro 2002 )
Shalom! Recebemos seu e-mail e agradecemos-lhe o contato!
Segue o retorno atendendo seu pedido:
De fato, a questão da "Tevilá" (Imersão ou Batismo) é relevante
para nós, uma vez que ela nos diz respeito como um testemunho
público de nossa "emuná" (fidelidade ou fé) no Messias Yeshua.
Realmente, é surpreendente o fato de a "Tevilá" (Imersão em
água) no Livro de Atos somente haver sido realizado em Nome do
Messias Yeshua (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5) e, só vermos
Matityáhu (Mateus) 28:19 mencionando a expressão "em Nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo". Muitos indagam: Por que isto?
Yeshua falou a referida expressão em Matityáhu 28:19? Lucas a
omitiu propositadamente? A Tevilá (Imersão em água) era mesmo
realizada no 1º século em Nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo?
Antes, peço que todos entendam de uma vez por todas que
estamos em processo de restauração à originalidade da
Comunidade do Messias conforme era no 1º século. Portanto,
“O texto de Eusébio de Mateus 28:19-20
antes de Nicéia era o seguinte:
“Ide e tornai todas as nações discípulas em meu nome,
ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei”. Pág. 156.
O Batismo em Nome de Jesus
13
devemos ser imparciais e aceitar solidamente os fatos
historicamente comprovados.
...Segundo o Morê (Professor) de Judaísmo do Período do Segundo
Templo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flüsser em
seu livro Judaísmo e Origens do Cristianismo, Vol. 1, pág. 156, a
expressão "em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" não
foram mencionadas em todas as citações de Matityáhu 28:19 nos
escritos de Eusébio ANTERIORES AO CONCÍLIO CRISTÃO DE
NICÉIA (325 d.E.C.) sob a supervisão do imperador Constantino. O
texto de Matityáhu (Mateus) 28:19 antes do referido Concílio era o
seguinte: "Ide e tornai todos os gentios discípulos em Meu
Nome, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei".
Ademais, Eusébio foi pressionado pelo bispo cristão Atanásio (que
teve participação no Concílio de Nicéia) a fazer a "inserção" Nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, caso não a fizesse, seria
exilado para a Espanha conforme as palavras que ouvi do Rabino
Joseph Shulam, quando indaguei ao mesmo sobre Matityáhu
(Mateus) 28:19.
Portanto, Yeshua, sob este argumento supracitado, não fez menção
a em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tratando-se, pois
de um acréscimo.
Infelizmente, este fato não é do conhecimento de todos.
Cordialmente no amor do Messias Yeshua (Jesus),
Fernando Oliveira Santana Júnior.
Departamento Teológico
Ministério Ensinando de Sião – Brasil
O Batismo em Nome de Jesus
14
7. A IASD BATIZAVA EM NOME DE JESUS?
7.1 Livro: Adventistas ou Católicos
Editora Santuário, edição 6 de 2003
Página 58
Na página 58, foto acima, podemos ver a acusação contra a IASD,
que na época ainda batizava somente em nome de Jesus, e
que segundo a ICAR estava errada, pois deveria batizar em nome
da Santíssima Trindade Católica...
Vale a pena citar que encontramos diversas pessoas aqui no Brasil,
que foram batizadas em nome do Senhor Jesus, e por pastores da
Igreja Adventistas do Sétimo Dia, mas isto por volta dos anos 40.
Este livro pode ser adquirido em qualquer livraria
da Paulinas (código 2213), e foi escrito por um
padre, de nome Pavol Eirene. O enredo do livro
se desenrolou na antiga Tchecoslováquia, ainda
na época do comunismo(anos 40). Um dos
personagens se tornou padre (o autor) e o outro
(Tomás) defendia as doutrinas da igreja
adventista.
O livro tenta defender todos os dogmas
católicos, e em particular contra-ataca todas as
acusações feitas pela IASD à ICAR.
O Batismo em Nome de Jesus
15
7.2 Livro: Nossa Época á Luz da Prophecia
O Livro Nossa Época à Luz da Profecia,
editado pela CPB, por volta dos anos
1930, no capitulo “O Baptismo” ainda
mostrava o batismo somente em nome
de Jesus. Sabe-se hoje que foi nos
Estados Unidos em 1931 que foi
introduzido pela primeira vez nas 28
doutrinas adventistas a trindade, em
lugar do Deus único, defendido por todos
pioneiros adventistas. Neste mesmo
capitulo, aparece a ressureição de Cristo,
que ainda era pregado que Ele foi
ressuscitado pelo Pai, e não que auto
ressuscitou, como está sendo pregado
nos dias de hoje!
Observe que o texto da página 200 utilizado para o batismo era
Marcos 16:15-16, comumente utilizado pelos pioneiros adventistas,
inclusive nos livros antigos de Ellen G. White. Nunca utilizavam
Mateus 28:19. Qual seria o motivo? Porque com certeza eles todos
batizavam em nome do Senhor Jesus Cristo!
O Batismo em Nome de Jesus
16
7.3 Livro: Introdução ao Cristianismo
Se o próprio Papa lhe dissesse que o texto de Mateus 28:19 teve
origem na cidade de Roma, você acreditaria? Mesmo que soubesse
que a trindade é a principal doutrina Católica, e que ele gostaria
que isto não fosse uma verdade? Pois bem, adquira este livro, e
veja com seus próprios olhos.
Parte do texto da página 61
Parte do texto da página 62
Este livro pode ser adquirido em
qualquer livraria da Paulinas e foi
escrito por Joseph Ratzinger, que
na época ocupava ainda o cargo
de cardeal, mas hoje é conhecido
por BENTO XVI.
A foto a esquerda é do livro em
português, e logo abaixo
mostramos o texto da página 61 e
62 onde ele diz que a origem
deste texto (Mat 28:19) é da
cidade de Roma.
O Batismo em Nome de Jesus
17
Texto da versão em Inglês de 1968
"A forma básica da nossa profissão de fé trinitariana (Mateus
28:19) tomou forma durante o curso dos séculos segundo e
terceiro em conexão com a cerimônia de batismo. Até agora,
como o seu lugar de origem está em causa, o texto de
(Mateus 28:19) veio da cidade de Roma." O batismo da
Trindade e o texto de (Mateus 28:19), portanto, não se originou a
partir da Igreja original, que começou em Jerusalém por volta do
ano 33AD. Era melhor que a evidência comprovasse a invenção
posterior do catolicismo romano completamente inventadas.
Muitos poucos sabem sobre estes fatos históricos."
Introdução ao Cristianismo por Joseph Ratzinger. página 82-83.
Edição de 1968.
Capa e Verso da versão em Inglês de 1968
O Batismo em Nome de Jesus
18
8. QUEM FOI BATIZADO NA TRINDADE É CATÓLICO!
A Igreja Católica Apostólica Romana no seu catecismo, reconhece
como um católico, todo aquele ou aquela que foi batizado em nome
da trindade! Ver o texto logo abaixo, do Catecismo Católico, pág.
353-354, parágrafos §1271 e §1278.
“O Batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os
cristãos, também com os que ainda não estão em comunhão plena
com a Igreja católica: "Com efeito, aqueles que crêem em Cristo e
foram validamente batizados acham-se em certa comunhão,
embora não perfeita, com a Igreja católica. (...) Justificados pela fé
no Batismo, são incorporados a Cristo e, por isso, com razão, são
honrados com o nome de cristãos e merecidamente reconhecidos
pelos filhos da Igreja católica como irmãos no Senhor". O
Catecismo Católico, pág. 353, § 1271.
“O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água o
candidato ou em derramar água sobre sua cabeça, pronunciando a
invocação da Santíssima Trindade, isto é, do Pai, do Filho e do
Espírito Santo.” O Catecismo Católico, pág. 354, § 1278.
No manual que contem todas as regras sobre o ecumenismo, e na
encíclica Unitatis Redintegratio, o Papa confirma que o batismo da
igreja adventista e de outras igrejas protestantes que batizam em
nome da trindade, são válidos ecumenicamente falando, e que não
precisam ser rebatizadas as pessoas que vierem a se tornar
Católicas um dia. Diretório para a Aplicação dos Princípios e
Normas sobre o Ecumenismo, pág. 196, edição de 1994.
“O batismo é conferido com a água, e a fórmula que indica
claramente o ato de batizar em nome do Pai, e do Filho e do
Espírito Santo...O batismo por imersão ou por infusão com a
O Batismo em Nome de Jesus
19
fórmula trinitária é, em si valido.” Diretório para a Aplicação
dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo, pág. 92.
“O movimento ecumênico visa a superar estes obstáculos. No
entanto, justificados no Batismo pela fé, são incorporados a Cristo
(17), e, por isso, com direito se honram com o nome de cristãos e
justamente são reconhecidos pelos filhos da Igreja católica
como irmãos no Senhor (18).” Decreto Unitatis Redintegratio
Sobre o Ecumenismo, pág. 13, parágrafo 3.
“Todavia, as divisões dos cristãos impedem a Igreja de realizar a
plenitude de catolicidade que lhe é própria naqueles filhos que,
embora incorporados pelo Batismo, estão separados da sua
plena comunhão.” Decreto Unitatis Redintegratio Sobre o
Ecumenismo, pág. 13, parágrafo 4.
No livreto que promove o ecumenismo, por nome “Há Um só
Rebanho”, vendido também nas Edições Paulinas, deixa claro que
qualquer pessoa que queira se tornar católico, não precisa ser
rebatizado, se já o foi na fórmula da igreja mãe! Casamentos já
estão ocorrendo na ICAR, sem a necessidade de primeira
comunhão ou qualquer formalidade, bastando a apresentação do
certificado de batismo das igrejas abaixo listadas.
“Diversas igrejas batizam, sem duvida validamente; por esta razão,
um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado, nem
sequer sob condição. Consequentemente, as certidões de
batismo delas valem, para nós, com se fossem certidões da
Igreja Católica. São elas: Igrejas orientais, episcopais do Brasil,
Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Congregacionais, Batistas e
Adventistas.” Haverá Um só Rebanho, pág. 251-252 -
Edições Loyola de 1989.
O Batismo em Nome de Jesus
20
9. CONCLUSÃO
Caro leitor, diante de tantos argumentos, e dos testemunhos que a
própria Escritura nos dá sobre este assunto de tamanha
importância, você mesmo pode tirar suas próprias conclusões.
Examinai as escrituras, porque julgais ter nelas a vida
eterna!
"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em
nome do SENHOR JESUS..." Colossenses 3:17
“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai
pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e
achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não
andaremos nele”. Jeremias 6:16.
"Quando algum homem vier para mudar um alfinete do fundamento
que Deus estabeleceu por Seu Espírito Santo, permiti que os
homens de idade, que foram os Pioneiros no nosso trabalho, falem
claramente, e permiti aqueles que estão mortos também falem, reimprimindo
seus artigos em nossas periódicos... Focalizai os raios
da divina luz que Deus tem dado, como Ele conduziu seu povo
passo a passo no caminho da verdade. Essa verdade prevalecerá no
teste do tempo e da experiência."
Manuscrito 62, 1905.
Igreja Batista Ebenezer de Cristais