Deus Cura Feridas Escondidas

TEXTO: Salmo 42:1 a 3: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?”

Todos nós temos, em nosso corpo, marcas. Eu, por exemplo, fiz vinte cirurgias, tenho marcas nas minhas pernas. Há outros que têm marcas de cortes que fizeram cozinhando, ou por um golpe. São marcas! Outros têm arranhões, outros têm feridas porque esbarraram, bateram, quebrou-se um osso. Todos nós temos algum tipo de marca. Marcas exteriores que todos olham e podem ver. Mas existem marcas resultantes de feridas que os olhos não podem ver, não são feridas externas, que chamo de feridas escondidas.

Mas o que são feridas escondidas? Feridas escondidas são memórias.

Há muitas pessoas com memórias que as ferem muito, machucam, que fazem doer, porque foram abandonadas, ou passaram por abusos, ou por sempre terem sido criticadas severamente, ou porque foram odiadas, ou porque não foram desejadas, ou porque passaram por abusos sexuais, espirituais, ou porque passaram por ritos espiritualistas, ou entraram em lugares chamados “Igreja” e foram abusadas espiritualmente. Enfim, são muitos os casos.

Eu vou te dizer uma coisa, amado do Senhor. Sou Pastor há quase vinte e oito anos. Tenho aconselhado milhares de pessoas ao longo do meu ministério e descobri uma coisa: Todos têm alguma ferida escondida. Todos têm feridas emocionais.

Tu sabes que uma ferida física é curada em uma semana, mas uma ferida emocional, às vezes, demora anos. Há pessoas que são curadas no corpo, mas as suas emoções têm feridas irreparáveis. Se esse é o teu caso, trago boas novas: Jesus pode curar todas as feridas escondidas. Vamos começar um processo de cura e de milagres. Lê Êxodo 15:26.

O Salmo 147:3 diz: “sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.”

Não se consegue ver um coração ferido, quebrado. Mas a Bíblia diz que o Senhor sara o coração quebrantado, “pensa” as feridas, trata as feridas.

Jesus, no Seu Ministério de três anos, curou muitas pessoas. Curou lepra, problemas espirituais e toda sorte de doenças. Lê Isaías 53:4.

Existe um caminho para a cura de memórias feridas! Existem coisas lá dentro que precisam ser tratadas e que não podem ser tratadas de qualquer jeito. É preciso que a Igreja ensine ao povo de Deus a se libertar para que a cura aconteça.

Qual o caminho para a cura de memórias feridas?

1. Abrir o coração.

O Salmo 39:2 diz assim: “Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou.”

Todas as vezes que alguém fecha o coração, fecha a confissão, a dor se agrava, e vejamos o que acontece com o coração. Versículo 3 “Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo;”.

Há memórias que doem. É como uma brasa, um ardor, dá vontade de vomitar. Há um mal-estar, e a pessoa sofre muito.

Há muitas pessoas que tentam escapar de suas feridas tomando cerveja, whisky, outros se drogam, outros se tornam alcoólicos, outros trabalham, trabalham, outros explodem os seus nervos, morrem prematuramente.

Então, quando não se abre o coração, quando não se é honesto consigo mesmo, a dor se agrava, piora. É preciso ser honesto consigo mesmo e com Deus.

É na Igreja que encontramos conselheiros seguros: Bispos, Pastores, Pastoras, com quem se pode abrir o coração e confiar a dor interior.

Portanto, a primeira coisa a fazer é abrir o coração, porque, toda vez que nos calamos, a dor se agrava e piora. Se tens um problema, abre o teu coração com um conselheiro, com alguém que seja preparado.

2. Liberar aqueles que ferem.

Quem continua com ressentimentos, piora. Só há um caminho para curar as feridas do coração: o perdão. Mesmo que as pessoas que feriram não o mereçam, é preciso perdoá-las para o próprio bem.

Paulo disse em Romanos 12:17: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos.”

Se não perdoamos, estamos vingando a nós mesmos. É contra nós que vem o mal.

Amado, é Deus quem deve retribuir, vingar. Libera quem te feriu. Deus sabe retribuir. Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. E quando Deus vinga, horrível coisa é cair nas Suas mãos. Não desejes retribuir o mal com o mal. Essa não é a posição cristã.

O Salmo 56:8 diz assim: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?”

Tu achas que Deus não vê cada lágrima que nós vertemos? Ou tu pensas que a pessoa humilha o outro, pisa e passa, e está tudo bem? Há vingança e retribuição de Deus.

Deus viu os dramas que talvez tenhas passado. Cada lágrima que verteste, quando foste abusado, quando sofreste injustiça, quando foste rejeitado, quando apanhaste. Deus é o Deus da vingança.

Tu, caso as tenhas, não deves aceitar as feridas nas tuas emoções, nos teus sentimentos. Jesus foi ferido na cabeça, no rosto, nas costas, nas mãos, nos pés, ao lado. Ele foi traído, rejeitado, abusado, odiado, injustiçado, e sabes qual foi a Sua reação? Lucas 23:34: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

Jesus podia ter dito: “Pai, manda um raio de fogo do céu e mata logo essa gente toda.” Mas, Ele disse: “Pai, eu vou ficar bem. “Esses ‘caras’ não sabem o que estão fazendo! Perdoa-lhes, não sabem o que fazem…”

Perdoar é a única forma de ficares bem; não há outro caminho. Olha o que acontece quando a pessoa não libera, não perdoa? Hebreus 12:15: “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;”.

Raiz de amargura que contamina, às vezes, passa de geração para geração. Há famílias inteiras contaminadas com raiz de amargura, com perturbação. O Pai contaminou o filho. O filho contaminou o neto. O neto contaminou o bisneto; e são famílias amarguradas. São famílias que não conseguem ser felizes.

Não passes para os teus filhos nenhuma contaminação. Isso adoece, pois a nossa mente grava coisas incríveis. Ela grava o bem e o mal, o certo e o errado. Mas o que mais ela grava é o errado e o mau.

Em Romanos 12:2 mostra como deve ser a posição do cristão: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Efésios 1:4 diz: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;”.

Deus não nos chamou para vivermos com culpa ou com vergonha, com feridas. Deus apaga tudo isso, hoje, porque em 2ª Coríntios 5:17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Faz tudo novo, abre o coração, libera quem te feriu.

Os psicólogos dizem que a forma de nos vermos determina a forma como os outros nos vêem. Se não nos respeitamos, se não nos amamos, se não gostamos de nós, alguém cuidará de nós? Amar-nos-á?

Eu vou te dizer uma coisa: Não busques conselheiros que não sejam cristãos. Se o conselheiro não tem base bíblica, foge dele! Se a terapia não for baseada na Palavra, que é o que nós estamos fazendo, vai piorar. A nossa terapia é baseada na Palavra, na unção do Espírito Santo, focalizando sempre o teu futuro para que ele seja bom e tenha paz.

Diz Jó 11:13 ao 16 “Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram.”

Como a minha esposa sempre diz: Zeramos, Ângelo, zeramos! E é isto que tu deves fazer: esquecerás os teus sofrimentos.

Dizem os versículos 17 a 19 “A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.”

Então, vamos concentrar a nossa vida Naquele que cura as feridas, e não nas feridas. Jesus cura as feridas! Tu não és mais vítima! Nunca mais serás vítima! O teu passado não é o teu futuro. São águas que passaram. O teu passado não é o teu futuro. Tu não tens que perpetuar o teu passado.

Diz Provérbios 4:25: “Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.”

Não deves olhar o mal. Olha direito! Abre o teu coração, estende as mãos para Deus. Aquilo que te machucou são águas que passaram. Olha direito!

É na Igreja que aprendes a ser amoroso, cheio de compaixão, que deves progredir.

Jesus transforma a vida das pessoas. Ele cura do passado. Alguém que teve um estilo de vida equivocado, Ele o coloca nos trilhos. Ele ajuda a perdoar para que a pessoa tenha uma vida com propósitos. Mesmo aqueles que passaram por uma família que sofreu divórcios, que foram abusados sexualmente, que nunca tiveram uma afeição, um carinho, uma mão de mãe passando pelo rosto. Mesmo quem tem lutado para sobreviver no meio das perversões, das compulsões, da má reputação, do sentimento de vergonha, das lágrimas e da falta de esperança. Mesmo aquele que vive agonizando, pensando em suicídio. Mesmo que sua vida emocional seja uma miséria, cheia de feridas e mais feridas, de altos e baixos, de depressão, bebida, cigarro, drogas, relações amorosas destruídas, amargura e lutas com a questão do perdão. Mesmo quem nunca soube o que é ser feliz, quem procurou o espiritismo e lá viu coisas horríveis, quem está enfrentando lutas ou guerras interiores, eu queria dizer que há recuperação, e isso tudo serão águas passadas. Não mais álcool, não mais pílula, não mais calmante. Jesus é Aquele que salva, que cura e liberta.

Aquilo que o mundo tem para te oferecer é sempre temporário. Tu te tornas dependente e nunca resolves os problemas. Só pioram.

Diz Isaías 65:17: “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.”

Isso é maravilhoso! Nenhuma terapia pode resolver essa questão. Só Jesus! Com Ele ficamos tranqüilos, dormimos, deitamos. Não haverá lembranças de coisas passadas. Isso se chama cura.

Deus diz em 2ª Coríntios 1:4: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”

Deus nos conforta no meio das tribulações para nós podermos consolar os que tiverem angústia.

Portanto, meu amado, hoje, há uma nova vida para ti! Hoje, tu te verás livre de feridas. Hoje, dirás que o que te fez mal são águas passadas. Hoje, não mais trancarás o teu coração, porque trancando piora. Hoje, tu confiarás na tua Igreja! Tens que confiar em alguém. Confiarás em quem? No demônio, no diabo, no espiritismo, nas terapias ocupacionais, baseadas em quem? Não! Hoje, posso te dizer com transparência: todos os dramas que eu vivi nesses 28 anos, para mim, todos eles são águas passadas. Eu tenho tranqüilidade, durmo, Deus fala comigo. E Deus disse: Tu terás um maná que não é o maná da lei. Um novo pão, trigo, uva, mel, benção do Novo Pacto.

Sabes o que é uma moça que viveu a sua juventude e nunca teve alguém que a abraçasse, beijasse e dissesse: “Minha filha, eu amo você?” Sabes o que é um rapaz que passa a juventude toda sem a referência de um Pai? Sabes o que é dares a tua vida por um homem e ele te trair? Sabes o que é dares a tua vida e seres traído por uma mulher e ela te jogar no lixo? Sabes o que é ser um bom companheiro, e na tua empresa haver uma pessoa que está te traindo para perderes o emprego? Sozinho, tu não consegues te livrar disso. É por isso que um milhão de pessoas, por ano, dão tiro na cabeça, morrem, matam, cortam as veias. Mas o Evangelho tem resposta para tudo! O Evangelho tem respostas! Poderíamos ficar aos gritos, mas não é o caso. O caso, agora, é a cura interior, porque a Graça de Deus faz isso. A Palavra é viva, eficaz, vai lá dentro, separa juntas e medulas, até os intentos do coração; ela vai lá e cura.

Pai Amado, Pai Bendito! O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da Terra. Senhor, que de mão em mão, de coração em coração, a fé que vence o mundo comece, agora, a passar de mente em mente, de coração a coração, de mão em mão. Ó Deus, em nome de Jesus! Pelas chagas de Cristo, pelas chagas de Cristo, já fomos sarados! Pelas chagas de Cristo já fomos sarados! Nós, agora, repreendemos, ó Pai, as setas, os dardos inflamados do inimigo e os espíritos atormentadores. Nós dizemos: Sai deste corpo e desta mente! Sai deste pensamento, dardo diabólico! Sai desta mente. Fim da tormenta e das lágrimas que o Senhor recolheu nos Seus odres. Vamos olhar direito, agora. Vamos dizer que os sofrimentos são águas que passaram. Senhor, queremos dizer como Paulo disse aos Gálatas: Trago no corpo as marcas de Cristo, e não as marcas do sofrimento humano. Ó Deus! Nesta hora, está passando de mão em mão, de coração em coração. Ó Jesus, tira aqueles impedimentos colocados por Satanás que não deixam essa senhora amar o seu marido, que não deixa aquele marido amar a sua esposa de todo o coração, Pai. Ó Deus! Jesus, Jesus! Tu tomaste sobre Ti as nossas dores. O castigo que nos traz a paz, Tu levaste para a cruz do Calvário. Tu queres mentes livres, corações transparentes, livres, e um povo cheio de felicidade. Opera, agora, um milagre, Pai. Opera um milagre. Opera, agora, um milagre. Opera um milagre. Agora, em nome de Jesus!

Serão águas que passaram. Não terás mais memórias feridas. O milagre aconteceu! O milagre aconteceu! O milagre já aconteceu! O milagre já aconteceu! O milagre já aconteceu! O milagre já aconteceu! Aleluia!

Fechar é pior. Abre o coração! Confia em alguém, perdoa, libera, agora! E a prosperidade, a benção, a paz, a tranqüilidade e o sono virão. Essa é a vontade de Deus!
É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro