RESISTINDO AS PAIXÔES HUMANAS.

Vemos aqui, exortações, aos que cedem as paixões carnais.Em muitas igrejas temos o mesmo broblema que tinha a igreja de coríntos,onde, não obstantes os dons espirituais, havia muitos carnais que promoviam disputa entre eles, gerando um clima de baixo nível espiritual.Que Deus nos guarde desse espírito malígn
A- O DIABO:Ele tentou Jesus (Mt 4.1 e Lc 4.2) e continua tentando os servos de Deus. Ele anda 'em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar' (1 Pe 5.8.).Sem união não há bençãos. Devemos prevenir-nos contra as 'astutas ciladas do diabo' (Ef 6.11).

B- A CARNE: Paulo diz em: Rm 7.5 que os pecados 'operavam em nossos membros'.A natureza carnal, tanto pode ser de origem sexual, emocional e moral, as quais geram contendas.Alguém pode deleitar-se, em ver o mal ou a queda do outro. É prazer diabolico.
C- DESEJO DE PODER: Esse desejo de poder tem origem em lúcifer, que, ao desejar tomar o luigar de Deus, imaginou-se grande (Ez 28 2,17).Há muitos que, para 'subir' procuram passar por cima dos outros, gerando guerras epelejas desnecessarias. O melhor é humilhar-se sob a potente mão de Deus e ser exaltado por ele a seu tempo (Tg 4.10 e 1Pe 5.6).
D- COBIÇA: 'Cobiçais e nada tendes' (Tg 4.2). A cobiça é a irmã da avareza, é ambição, é desejo incontrolável de obter dinheiro e outros bens materiais,não importando como, isto é pecado, a Bíblia diz que '...o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males: e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmo com muitas dores...'(1 Tm 6.10).


E- INVEJAS: '...sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar...'(Tg 4.2). INVEJA significa ' desgosto ou pesar pela felicidade dos outros:desejo violento de possuir o bem alheio (dicionário aurélio).Na Bíblia, inveja é '...obra da carne' (Gl 5.21). Seja qual for o sentido, inveja é sentimento carnal e diabólico, sendo causa de guerras e contendas entre pessoas nas igrejas.O invejoso é um fraco, um escravo de si mesmo. Que Deus tenha misericórdia dessa gente, despertando-as para a conversão de seu eu.




2- CONSEQUÊNCIAS DAS PAIXÕES HUMANAS:

A- CARÊNCIA DE BENS ESPIRITUAIS: 'Nada tendes, porque não pedis' (Tg 4.2).Muitos crentes que, deixam de buscar a Deus, em oração sincera, para ficar em guerras,criando leis,cobiçando o que é dos outros, enfim, trazendo assim divisão,ódio, tristezas entre os fiéis. Para termos a paz de Deus devemos orar, suplicar e apresentar ações de graças, em vez de inquietar-nos.(Fp 4 6.7)
B- ORAÇÃO NÃO RESPONDIDAS: ' Pedis e não recebeis' (Tg 4.3). Muitos crentes pedem e não recebem. Por quê? '.....porque pedis mal....pedis para gastares em vossos deleites...'(Tg 4.3). Jesus nos ensinou a orar: (Mt 6 5-13).





E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios;
porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles;
porque vosso Pai sabe o que vos é necessário,
antes de vós lho pedirdes.
Portanto, orai vós deste modo: '
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
também temos perdoado
aos nossos devedores;
e não nos deixes entrar em tentação;
mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino
e o poder, e a glória, para sempre.....



C- INFIDELIDADE ESPIRITUAL: '... a amizade do mundo, é inimizade contra Deus..'vemos que, em muitas igrejas, já não há mais lugar para o espírito de Deus, em 1 Jo 2.15 ,vemos que : 'se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele'. Jesus disse em mt 6.24, ' ninguém pode servir a dois senhores....'.


3- O RELACIONAMENTO COM DEUS PREJUDICADO:


A- O ESPÍRITO TEM CIÚMES: A amizade com o mundo, paixões humanas, desejo de poder,cobiças, invejas........sufocam a comunhão com o espírito santo.
B- 'DEUS RESISTE AOS SOBERBOS':Soberbo é o mesmo que orgulhoso, e segundo a psicologia orgulho é medo.O orgulhoso tem medo de não ser respeitado, de não ser reconhecido. Por isso exalta-se a si mesmo, e em sua exaltação perde a oportunidade de ser abençoado por Deus, 'pois Deus dá graças aos humildes' (Tg 4.6).




4- COMO EVITAR AS PAIXÕES HUMANAS:



A-SUJEITANDO-SE A DEUS RESISTINDO AO DIABO, (Tg 4.7). Devemos sujeitar-nos a Deus e resistindo ao diabo, e este fugirá de nós, fugindo ele denós, não haverá contenda, guerras, e pelejas dentro da igreja.

B- CHEGANDO-SE A DEUS: (Tg 4.8). Perto de Deus, em oração e comunhão, adquirimos intimidade com o senhor, os maus pensamentos são afastados pela presença do Espírito de Deus.
C- PURIFICANDO O CORAÇÃO: (Tg 4.8).' purifica o seu caminho e não peca, escuta a palavra de Deus e esconde-a no coração'... (Sl 119. 9-11), limpamos nossos corações, purificamo-nos, isto vai manter-nos afastados das paixões humanas.
D- SENTINDO AS MISÉRIAS: Devemos ter atitudes que significam mudanças perante Deus, ao invés de sentirmos inveja, cobiça, pelejar-mos entre nós, devemos converter-nos sentir as nossas misérias, tornando o riso da carne em pranto e o gozo mundano em tristezas.
E- HUMILHANDO-SE PERANTE O SENHOR: (Tg 4.10).Deus dá graças aos humildes, se os crentes se humilharem, Deus os exaltará. Se eles se exaltarem serão humilhados. A humildade é a arma certa contra o orgulho, inveja, cobiças, ............
D- NÃO FALAR MAL DOS OUTROS: (Tg 4.11).Não devemos falar mal dos outros, se fizermos passamos á condição de juiz da lei, tomando o lugar de Deus.: '...Tú, porém, quem és, que julgas a outrem?.... '(Tg 4.12).Em 1 Co 11.31, temos um momento apropriado em que devemos julgar a nós mesmos e não os outros, para não sermos julgados.







O diabo sabe que a igreja marcha mais rápido, quando há união, amor, humildade, oração sincera e comunhão com Deus. Que Deus nos ajude a viver-mos '...à luz da palavra de Deus...' para isso temos um poderoso aliado, a pessoa do Espírito Santo, que dá ao crente fiel e sincero, desejo de vencer e dominar as obras da carne.
Os frutos do Espírito é representado por nove virtudes: (Gl 5.22).

' Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança......'

Permanecemos cheios do Espírito Santo, para sermos vitoriosos, e termos em nós a imagem de cristo. Que Deus nos ajude, a afastar-mos de nós as paixões carnais,humilhando-nos perante o senhor, com o coração purificado, chegando-nos a Deus e ele se chegará a nós
É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro