PARABÉNS CIDADE DA BARRA-BA PELOS SEUS 146 ANOS de emancipação política.

16 de Junho – Aniversário da Cidade de Barra – BA

Em 1873 a Vila de São Francisco das Chagas do Rio Grande do Sul, ou simplesmente Vila da Barra, é promovida a cidade Florescente da Barra do Rio Grande que mais tarde passa a ser chamada de Barra do Rio Grande, Cidade da Barra, e hoje, apenas Barra.

Por ordem de Dom João III, rei de Portugal, em 29 de março de 1549 Tomé de Souza chegava ao Brasil para fundar a cidade de São Salvador. Entre a tripulação estava Garcia D’Ávila, braço direito de Tomé de Souza.

Para dinamizar a economia local o governador mandou buscar gado nas Ilhas de Cabo Verde, na África e Garcia D’Ávila foi contemplado com algumas cabeças. Sua propriedade ficou conhecida como a Casa da Torre.

Como o rebanho crescia e a beira mar não era um bom lugar para a criação, a Casa da Torre começou a tocar suas reses para o oeste e conquistar aos poucos o sertão baiano. Por volta de 1670, um curral da Casa da Torre foi instalado nas barrancas da barra do rio Grande – final do rio Grande – local onde esse, deságua no São Francisco. Criou-se então, a Fazenda da Barra do Rio Grande. Padres jesuítas que vieram com os vaqueiros construíram ali uma capela, a Capela de São Francisco das Chagas da Barra do Rio Grande do Sul (“do Sul” para evitar confusão com o Rio Grande do Norte).

Em 1698, Dom João de Lancastro, governador geral do Brasil, transformou a Fazenda em povoado: Povoação de São Francisco das Chagas do Rio Grande do Sul, distrito da Vila de Cabrobó, Capitania de Pernambuco. Em 5 de dezembro de 1752 o vice-rei do Brasil, Dom Luís Pedro Peregrino, promoveu à Vila o Povoado da Barra, mas o novo status só foi efetivado em 23 de agosto de 1753.

Em 1820 foi criada a Comarca de São Francisco tendo como sede a Vila da Barra, essa Comarca em 1824, passou de Pernambuco para Minas Gerais e em 1827, Dom Pedro I imperador do Brasil, transferiu a Comarca de São Francisco para a Bahia.

Dia 16 de junho de 1873 a Vila da Barra passou a ser a Cidade Florescente da Barra do Rio Grande que em 1912 transformou-se em Cidade da Barra e em 1931, apenas Barra. Município que já foi o maior da Bahia, possui hoje uma área de 12.299 Km² e uma população de mais de 46 mil habitantes.













É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro