Pode um cego guiar outro estudo

Lucas 6:39-42

39 E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco?
40 Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre.
41 Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
42 Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

Existe uma narrativa a respeito de Jesus neste episódio. Segundo os mais experimentados na palavra, Jesus ao propor esta parábola, vislumbrava neste momento a passagem de alguns cegos caminhando pela rua.

Porém a pergunta nada tem a ver com cegueira física. e sim com a capacidade humana de liderar.

Se existem cegos, logo existem os que veem, parece semântica, mais não é. A lição aqui proposta por Jesus não é sobre a capacidade de ver, e sim sobre liderar. O problemática da cegueira, esta na incapacidade do cego de caminhar livremente sem auxilio de nada. Há! Mas o cego pode usar muletas. Lembre-se Jesus não esta falando de cegueira, e sim de liderança cega. Usar muletas, e usar daquilo que é comum aos cegos, daquilo que é do mundo. Saul tentou vestir Davi, com a armadura dele, ouve desconforto em davi ao usar aquela armadura, ela era comum a Saul, e não a Davi. E a proposta final é não sermos lideres cegos; e sim termos visão espiritual de liderança Cristocêntrica.

Quanto a pergunta de Jesus. Pode um cego guiar outro cego? A resposta é sim, um cego pode guiar outro. Temos muitos guias cegos no mundo, na igreja, na sociedade onde residimos, em todo lugar, encontraremos lideres que enxergam, e lideres cegos, que estão caindo no abismo, levando consigo seus muitos seguidores.

Existem também lideres crianças. O que são lideres crianças? São lideres infantis, que lideram com infantilidade. Lideram com brinquedos, e levam outros a lutar por brinquedos. Experimente não dar o brinquedo que seu filho quer, ele abre o berreiro, chora, e muito. Ele quer o brinquedo. Não lidere seus discipulos a aquilo que perece, mas sim ao reino dos céus.

Temos que fazer uma escolha: Ser lider cego ou lider com visão dos céus. Em Isaias 6:5 (Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!), encontramos temos a primeira visão de um lider espiritual: Eu tenho lábios impuros; a segunda visão: eu convivo com impuros; a terceira visão de Isaias o compulgiu a mudar, ele viu as suas misérias. Sem Jesus não somos nada.

vv. 40 Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre.

Se você é cego, seu aluno será cego. Se voce tem visão, seu aluno tera visão.

O Que você esta enxergando na Igreja. A gordura do rebanho ou um rebanho que precisa ser pastoriado.

Contudo, como ter visão?

vv. 41 Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?

O texto salta aos nossos olhos. Sacrificio……… antes de tirar o arqueiro do olho de meu irmão, eu sacrifico a Deus primeiro, retiro a trave dos meus olhos. Faça esta oração, se você viu problemas na liderança de seu lider, criticou, reclamou, ficou aborrecido, esquecendo-se da grande trave que o impedia de ver quem você é.

Sacrificar, é colocar-se no lugar do outro, Jesus foi sacrificado por nós, Ele foi colocado em nosso lugar na cruz.

Ele não quer, que fiquemos cego. Ele quer nos curar de nossa cegueira. Ele quer nos transformar em lideres visionários. Lideres que contemplaram a Nova Jerusalém, e o único desejo e levar conosco, como guias, nossos liderados para lá.

O Lider Jesus fez isso. Ele disse: Eu vou para o Pai, preparar lugar, para onde Eu esteja, estejai vós também.

Aleluia, Glória a Deus, Isto é liderança com visão, visão do céu.

Ore! Lute! Não aceite ser cego. Diga para Jesus: “Jesus Filho de Davi, tenha misericórdia de mim”.

Filho de Davi, que visão extraordinária, o cego viu um reinado eterno (filho de Davi), ninguem em sua época o havia chamado assim. Este cego, era um cego fisicamente falando, porém a sua visão aguçada do reino dos céus, o fez ver, quem estava passando diante dele. O Rei eterno, a raiz de Davi.

Se você não mais Jesus, Como Rei eterno ( Filho de Davi), peça com fé, e Ele te ouvirá

Igreja Batista Ebenezer de Cristais

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro