Imagem: DivulgaçãoApós o feriado prolongado, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi retomada nesta quarta-feira (24) no Rio de Janeiro e foi estendida até o dia 3 de maio. Idosos e gestantes enfrentam uma grande fila, em Copacabana, para se vacinarem contra gripe. Por volta das 9h50m, cerca de 150 pessoas aguardavam sob o sol para vacinação. Muitas delas já tinham ido ao posto na última segunda-feira, quando foi decretado ponto facultativo pela prefeitura e postos de saúde ficaram fechados.
O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, em entrevista à Rádio CBN, voltou a pedir desculpas à população pelos postos que ficaram fechados na segunda-feira, prejudicando a vacinação contra a gripe, e se comprometeu a dar mais transparência divulgando o calendário de pagamentos e escalas de plantão dos médicos e dos postos em 2013.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, a ampliação do prazo de vacinação é uma compensação ao fechamento dos postos de saúde na segunda e terça-feira, durante o feriadão de São Jorge. O secretário atribuiu o fechamento a um “erro de procedimento interno” da secretaria e afirmou que esse tipo de prática “não irá se repetir”. Na manhã desta terça, o prefeito Eduardo Paes já pedira desculpas à população pelo fechamento das clínicas da família e dos centros municipais de saúde do Rio.
Alvo são idosos e gestantes
Serão vacinados idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde. Cerca de 200 postos de saúde e Clínicas da Família oferecem a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços das unidades de saúde que oferecem a vacina podem ser consultados pela Central 1746 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.
Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: O Globo