A presidente da República, Dilma Rousseff, cancelou o envio de uma equipe precursora que iria a Washington neste sábado (7) dar início aos preparativos da viagem oficial que ela deve fazer aos Estados Unidos em 24 de outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pela assessoria do Palácio do Planalto.
O motivo do cancelamento não foi informado pelo Palácio do Planalto. Segundo informou o blog do jornalista Gerson Camarotti, Dilma cogita adiar a visita à capital norte-americana devido às denúncias reveladas pelo Fantástico de que ela e seus assessores seriam alvos de espionagem por parte do órgão de inteligência dos EUA.
O cancelamento do envio da equipe precursora, segundo informou o Gabinete de Segurança Institucional, não significa que a viagem está cancelada. Os funcionários poderão ser enviados em outra data ou poderão ser substituídos pelo Escalão Avançado – grupo que geralmente chega cinco dias antes da presidente aos locais que ela visita.
A viagem precursora tem a finalidade de analisar questões de hospedagem, logística, percursos que serão feitos pela presidente e transporte. A equipe é formada por servidores do cerimonial do Paládio e do Itamaraty, além de agentes de segurança.
No início da tarde desta quinta, o presidente da República em exercício, Michel Temer, disse a jornalistas que a presidente Dilma “não manifestou desejo” de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos.
“Os meio diplomáticos resolverão essa questão e a presidente saberá no momento próprio se irá a Washington ou não”, declarou. Temer disse ainda que sua “torcida” é para que “haja uma solução diplomática para que não haja maiores embaraços entre Brasil e Estados Unidos”.
Deixe o seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: G1