Nascente do Rio São Francisco secou, diz funcionário do Parque Nacional da Serra da Canastra


SÃO PAULO - A nascente do Rio São Francisco – que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais – secou. Segundo Vicente Faria, analista ambiental do parque, o curso d'água até a primeira queda d'água, a Cachoeira Casca D'Anta, só não secou totalmente porque outros tributários ainda têm alguma água. Na avaliação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), se não chover até o fim de outubro um trecho de 40 quilômetros do rio, entre a Usina Hidrelétrica de Três Marias e o primeiro afluente, o Rio Abaeté, poderá secar.

— É a primeira vez que isso acontece. A Cachoeira Casca D'Anta, que fica a 10 quilômetros, recebe água de outros tributários, mas está com apenas um fio d'água. Isso é emblemático, pois o São Francisco é o rio mais importante do Brasil. A Serra da Canastra tem centenas de nascentes, perenes e intermitentes, e a maioria já secou — diz Faria.

Faria afirmou que, além de preocupante, a notícia da seca na nascente do São Francisco deve servir como um alerta para as pessoas.



Segundo Silvia Freedman, secretária nacional do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e coordenadora-geral do Consórcio Municípios do Lago de Três Marias, apenas 14 metros cúbicos de água estão entrando por segundo na represa da hidrelétrica de Três Marias, em função da pouca água que vem do próprio rio e dos afluentes Pará e Paraopeba, que ficam antes do reservatório. O volume de água é inferior à vazão da represa, em torno de 150 metros cúbicos (m³) e 160m³ por dia, o que faz com que o reservatório continue a baixar.

— Se não chover, daqui a um mês o reservatório não conseguirá mais soltar água para o curso do Rio São Francisco e cerca de 40 km vão secar, ficando apenas com poças. Não há como soltar água do volume morto da represa para o curso do rio — diz Silvia.

Quarenta quilômetros é a distância entre o reservatório Três Marias e o primeiro afluente do São Francisco após a barragem, o Rio Abaeté.

PUBLICIDADE


O reservatório de Três Marias está com 5,9% de capacidade. Logo após o reservatório está uma unidade da Votorantim Metais, que produz zinco. Também estão neste trecho várias tecelagens, como a Cedro Cachoeira. O projeto Jaíba de irrigação Jaíba suspendeu novos plantios.

Silvia afirmou que o Comitê vai pedir à Agência Nacional de Águas que suspenda as outorgas de água para usos multiplos caso não acha segurança para abastecimento humano e de animais. De acordo com ela, um levantamento de outorgas está sendo feito.

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro