SEM MEDO DE DIZER A VERDADE AOS FILHOS DE ELI

Havia no passado um homem chamado Eli. Ele era sacerdote, escolhido e ungido por Deus, cuja história e relato se encontram registrados na Bíblia Sagrada, no Livro de 1ª Samuel, do capítulo 2 ao 5.

Ele tinha dois filhos, Hofni e Finéias.

Esses dois filhos, apesar de terem um pai exemplar, não possuíam bom caráter, pois se valiam da condição de filhos do sacerdote, ou seja, do homem mais respeitado entre as tribos de Israel e líder religioso, e faziam coisas absurdas, contrárias aos bons costumes e aos ensinamentos de Deus.

Eles, por serrem filhos do sacerdote, se achavam cheios de direitos e por isso começaram a se desviar pelo caminho do mal e a fazer coisas absurdas contra Deus e contra o povo de Deus. O primeiro erro que cometeram foi se apossar das coisas de Deus.

Pois bem.

Eles eram sacerdotes auxiliares de seu pai, Eli e por isso tinham acesso livre aos rituais de sacrifícios que eram ofertados naquela época.

Diante disso, passaram a ficar com as carnes dos animais que eram oferecidos a Deus em sacrifício, passando a desconsiderar o próprio Deus e a roubar as suas ofertas de manjares.

Eles metiam o garfo gigante com três dentes (tridente) dentro da panela sacrificial e retiravam os melhores pedaços das carnes que eram oferecidas para Deus naquela época como ritual do sacrifício de animais.

Eram profanos, desprezavam as coisas de Deus e não se contentavam com o seu salário, pois tomavam para si aquilo que pertencia a Deus, explorando o povo, fazendo comércio da coisas de Deus, desonrando assim seu ofício sacerdotal.

Diante disso, o Próprio Deus repreendeu a Eli, para que este tomasse uma atitude contra os seus filhos e os admoestassem, colocando um ponto final nessa situação nefasta.

Mas Eli amava os seus filhos e, ao invés de tomar uma atitude lógica e radical contra eles, passou as mãos nas cabeças deles e fez de conta que não sabia de nada.

Desprezou o conselho de Deus em prol do amor que tinha pelos seus filhos, mesmo sabendo que estes faziam tais aberrações contra Deus e contra o povo, pois eles ficavam com a carne dos animais para si.

Com essas atitudes, os filhos de Eli roubavam a Deus e ao povo que ali deixavam as suas ofertas.

Inconformados com tais práticas malditas, os dois filhos de Eli ainda continuaram com as suas maldades e, além de roubarem a oferta de Deus, ou seja, além de ficarem com a carne gorda que era oferecida como sacrifício, eles também passaram a estuprar as mulheres que ali compareciam para oferecer o sacrifício de manjares.

Pois é. De ladrões, mau caráter, a estupradores; essas eram as maldades praticadas diariamente pelos dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. E qual foi atitude do pai deles? Acobertar a safadeza de seus filhos, apesar de ter autoridade de por um fim a essa situação, mas o amor pelos filhos fez o esquecer do amor de Deus e da sua responsabilidade de sacerdote maior.

Deus havia o exortado por várias vezes, mas Eli preferiu fingir não enxergar os males cometidos pelos seus dois filhos e não tomou nenhuma atitude contra eles.

Como consequência, os pecados de Eli e de seus filhos levaram o povo a afastar-se também de Deus e como resultado, Deus prometeu extinguir da terra toda a família e descendência de Eli e assim o fez.

Os referidos rapazes, Hofni e Finéias foram assassinados pelos inimigos e o seu pai Eli morreu aos 98 anos de idade, cego, após cair da cadeira e ter o pescoço quebrado ao receber a notícia da morte de seus dois filhos.

O amor de Eli para com os seus dois filhos endemoniados era tão grande que mesmo sabendo pelo Próprio Deus que iria perder os mesmos, ao receber a notícia ficou chocado e teve o seu pescoço quebrado pela queda da cadeira de balanço.

Por conseguinte, Deus escolheu e colocou em seu lugar, uma pessoa honesta, de bom caráter, fiel e temente, o rapaz SAMUEL, que veio a se tornar o maior profeta da história de Israel.

Devido a sua presteza em obedecer ao Senhor, Deus fez de Samuel um verdadeiro profeta, que, após a morte de Eli, Ofni e Finéias, tornou-se naturalmente o líder de Israel.

Na vida é assim. Ou agente obedece a Deus e faz a coisa certa, ou Ele coloca outro em nosso lugar, para continuar com os seusprojetos na terra.

Nós sem Deus não somos nada, mas Deus sem a gente continua sendo Deus. É uma questão de lógica, por isso, nunca devemos colocar o amor que temos pela família acima da razão como Eli colocou, ao desobedecer a Deus, em detrimento do amor que sentia pelos seus filhos.

Cada um de nós iremos colher amanhã os frutos que plantarmos hoje, por isso, se seu filho está fazendo coisas erradas, não passe as mãos em sua cabeça, mas o corrija para que ele deixe de cometer tais erros e comece a fazer coisa certa, ou seja, aquilo que Deus quer que façamos.

Eli escolheu os seus filhos ao invés de escolher a Deus, e você, quem escolherá, Deus ou o seu filho?

Só tome cuidado para não ter o mesmo fim que Eli e seus filhos tiveram.

É o que tem a dizer,
















































É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro