Vá para as águas mais profundas lucas 5:4

No estudo de hoje, abordaremos algumas características importantes deste grande milagre que esses pescadores viveram em suas vidas, após obedecerem à voz de Jesus.



Esta passagem sobre a pesca maravilhosa, encontra-se no livro de Lucas 5:1-10. Todo este trecho, fala à respeito do sucesso da pescaria, até o momento da entrega total de João e Tiago, companheiros de Pedro, que abandonaram tudo para seguir à Jesus.

Domínio da arte e profissão

Pedro, João e Tiago, eram experientes pescadores. Dominavam e conheciam toda a arte, desde como e onde pescar. Conheciam bem o mar da Galiléia. E mesmo, com toda experiência que possuíam em pescar, acabavam de voltar de uma noite inteira sem sucesso.

O que significava pra eles total frustração. Principalmente, por ser a pesca a principal fonte de renda e sustento para as suas famílias. Mesmo possuindo as melhores técnicas e conhecimento sobre o assunto, regressaram cansados e frustrados.

Da Frustração a um recomeço

Ao chegarem à praia esgotados, desceram de seus barcos e começaram a lavar suas redes. Era notório, que acabara ali a pescaria.

Sair do barco e lavar as redes, podem nos dar um entendimento de desistência, porém, algo importante aconteceu naquele momento.

Jesus entra num dos barcos
Quando Jesus entra em um dos barcos, o de Simão Pedro, logo, começa ensinar ao povo. Nos momentos mais difíceis de nossas vidas, permita que o Mestre entre em seu barco e ouça seus ensinamentos. Com certeza, suas palavras lhe trarão conforto e fé para prosseguir.

Já haviam lavado suas redes
O que era motivo de acabar por ali (afinal os futuros discípulos de Jesus estavam cansados e lavavam suas redes), acabou sendo um reinício, um restart após a limpeza.

Haverá momentos em nossas vidas, que precisaremos nos despojar de qualquer sentimento que atrapalhe o Espírito de Deus de trabalhar em nossas vidas.

Lave suas redes, limpe seu coração e esteja pronto pra mais uma tentativa! Eles, com certeza não imaginariam que seria naquele mesmo dia, porém, esta pesca milagrosa foi seguida de um encontro que marcou para sempre a história de suas vidas.

Encontra-se abatido e sem forças? Lave suas redes e permita Jesus entrar no seu barco, lhe ensinar e mostrar a direção do milagre. Pode ser hoje!

A direção para viver o Milagre

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. Lucas 5:4-5

Jesus os manda novamente ir ao mar para pescar, mas dessa vez com uma grande diferença: ir ao alto mar. O que isto nos ensina?

O Lugar dos maiores desafios da nossa fé: ir à alto mar pescar, demandava em seguir uma trajetória ousada, arriscar-se, enfrentar o medo, tempestades, altas ondas.

Apoiados na palavra do Mestre, eles foram. Pra um lugar de possíveis ventos e trovões, porém, com uma certeza, a vitória já está garantida! Ao obedecer a ordem de Jesus, eles tomaram uma atitude de fé, onde nada do que fosse aparente ou perceptível, iria ofuscar a certeza de viver um milagre!

a pesca maravilhosa

Lugar de Intimidade com Deus
Podemos interpretar também, como um lugar mais profundo, intimidade maior com Deus. Muitas vezes em nossa caminhada, não desfrutamos de coisas maiores em Deus, porque não nos lançamos de coração e fé em sua obra.

Vivemos sempre no raso, não buscamos ao Senhor como deveríamos. Deixamos de viver grandes experiências e milagres por conta disto.

Quando lavamos nossas redes, obedecemos ao chamado, nos lançamos ao invisível sob uma palavra de fé e entrega a Ele, o sobrenatural vem ao nosso encontro!

Muitas vezes, este lugar profundo (o alto mar), estará cercado de grandes ondas, tempestades. Mas, se é lá que o Senhor nos direcionou para lá, viveremos milagres em mesmas proporções ou maiores!

A benção que muda histórias de vida

Como lemos neste texto, a pesca foi tão maravilhosa, que alcançou não somente Pedro, João e Tiago. Outros pescadores que estavam em outros barcos, desfrutaram também desta benção, à ponto de sobejar, fazendo com que o barco quase vai à pique.

O que Deus tem para a sua vida, é tão grande, que vai alcançar também aqueles que estão à sua volta! A experiência espiritual que viverás, transbordará e não conseguirás contê-la, terás que repartir com outros, de modo, que fartarás a ti e a muitas pessoas!

O grande milagre dessa ocasião, foi o segundo em virtude do primeiro, somente foi alterada a ordem em que foram vividas.

Após chegarem na praia, Jesus diz à Pedro: Simão não temas, de agora em diante, serás chamado pescador de homens. Versículo 9

De igual modo, Thiago e João largaram tudo pra seguir a Cristo. Este foi o maior milagre! A pesca milagrosa, alcançou e abençoou muitas vidas naquele dia, porém, a transformação de vida de Pedro, João e Thiago, fez mudar suas histórias, como a de milhares com a propagação do evangelho até os dias de hoje!

Deus quer que tenhamos um verdadeiro encontro com Ele, e que sejamos pescadores de almas. Das demais coisas, Ele mesmo operará o milagre e cuidará de nós. Naquele instante, os futuros discípulos tiveram somente uma certeza: precisamos mais Dele do que qualquer outra coisa!

Continue trabalhando
O chamado ao discipulado, o grande milagre, só foram possíveis porque eles tiveram uma atitude de fé em meio ao cansaço, dor e frustração.

Para vivermos tais coisas em Deus, não podemos perder nossas características de trabalhadores, tanto do Reino (ganhar almas), principal missão da igreja, e no dia a dia, sermos cristãos exemplares no nosso trabalho, escola ou faculdade.

Se você tem um chamado, ou acha que não tem algum, Jesus já te deu um dia, que foi: ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Viva pra esta missão! Independente do que faça na igreja, tenha o sentimento de que o seu trabalho, por mais simples que possa parecer, você está contribuindo para a pregação do evangelho!

Fale de Jesus e continue o seu trabalho! No tempo certo, Deus te levará a águas profundas e outras experiências com Ele.

Pra você, que ainda busca uma vida melhor aqui nesta terra, você poderá viver! Se tão somente obedecer a Palavra de Deus, onde, em nenhum momento, ela te dará respaldo algum para não fazer nada, ficar esperando o milagre acontecer.

Não! Você deve ir de encontro ao seu milagre! Seja o melhor funcionário de sua empresa, o mais honesto entre os homens, busque ser um aluno exemplar! Existe um tempo determinado para você viver todas as coisas em Deus!

Deus não chama ninguém desocupado! Os discípulos estavam trabalhando quando foram chamados e viveram grandes milagres, tanto espiritual, quanto material!

Se esforçe e tende bom ânimo! Deus tem uma pesca maravilhosa para você, mesmo que tudo ao seu diga que não! A última palavra é do Senhor!

Que Deus te abençoe abundantemente!





















































É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro