FOTOS DO CULTO DE DOMINGO: PREGAÇÃO A Mulher Samaritana.



Dai-me de beber
Foi do diálogo de Jesus com a mulher de Samaria que surgiu uma das mensagens mais sublimes de toda a Escritura. Sentado ao lado do poço de Jacó, o Mestre pede que a Samaritana lhe dê água.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
João 4:7

O poço de Jacó pode ser chamado também de “a fonte de Jacó”, pois a palavra no original em Hebraico é מַעְיַן “meyan“, que significa “fonte/poço”.

Era a fonte de que Jacó e seus doze filhos, as doze tribos de Israel, beberam na antiguidade. E a própria mulher Samaritana confirma quando diz:

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
João 4:12

A fonte/poço de Jacó constitui uma alegoria. É a figuração da fonte da água viva que os Israelitas “bebiam” no passado de glória, quando adoravam somente ao único Deus, e cumpriam os Seus mandamentos:



Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Jeremias 2:13

A fonte que os filhos de Israel beberam era o próprio Eterno, e a água é uma alusão às palavras da Sua boca, as Escrituras sagradas.

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra
Efésios 5:26

Por isso Jesus disse, “dai-me de beber”, pois era uma primeira prova de que a Samaritana não tinha mais a água da vida em si mesma, ao menos até aquele momento.

Judeus x Samaritanos
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
João 4:9

O conflito que existia entre os Israelitas do sul (os Judeus), e os Israelitas Samaritanos, ao contrário do que muitos podem pensar, não era motivado por diferenças raciais.

Mesmo que povos de outras regiões estivessem habitando na terra dos antigos Hebreus do reino do norte (Efraim e Israel), isso não seria um obstáculo para a boa convivência entre eles.

Os Judeus tem um enorme histórico de absorver pessoas de outras etnias, desde a saída do Egito, pois o Êxodo informa que uma multidão de povos acompanhou aos Hebreus, e todos eram chamados de povo de Israel.

Desde que houvesse a conversão à religião Judaica, todos seriam aceitos como legítimos Israelitas. Porém os Samaritanos, desde a separação ocorrida após a morte do rei Salomão, fundaram a sua própria religião.

A religião Samaritana era muito parecida com a dos Judeus, adorando um único Deus, tendo um único livro como referência, a Torá Samaritana. A principal diferença era o local considerado como o correto para a construção do Templo.

Para os Samaritanos, era o monte Gerizim, e não Jerusalém. Isso fez com que os Samaritanos tivessem uma religião que era concorrente com a dos Judeus, e com tempo, tornaram-se adversários.

É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30












Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro