Pessach judeu

Há mais de 3,3 mil anos, um evento tornou-se símbolo de luta por um bem inalienável: a liberdade. Há 2019 anos, esse mesmo evento simboliza não só a liberdade do corpo mas, também da alma. Guiados por Moisés, o maior de todos os profetas bíblicos, o povo de Deus saiu do cativeiro no Egito e cruzou o Mar Vermelho, deixando para trás, o exército mais poderoso daquele mundo, submerso, e a maior potência da época, em escombros.

Mil anos após a liberdade guiada por Moisés, um jovem rabino da Galiléia, conhecido como Jesus de Nazaré, celebrava o jantar chamado pelos cristãos como a ‘Santa Ceia’, em honra aos feitos de Moisés e à geração que peregrinou e se renovou em 40 anos no deserto. Naquela noite, Jesus seria entregue aos romanos para, depois, ser imolado em uma cruz.

Ambos os fatos são marcados por uma única celebração: o Pessach (passar por cima em hebraico) ou Páscoa, uma das raízes do cristianismo, que tem no judaísmo, sua origem. Por serem judeus, Jesus e seus apóstolos, transmitiram a nova religião, que florescia, muitos dos valores judaicos. Quase sempre, o Pessach judaico e a Páscoa cristã caem na mesma semana. Em 2019, neste domingo.

Significado

celebrar o Pessach é celebrar um aprendizado, uma lição. “É o legado em que Deus mostrou ao mundo e aos homens, o valor da liberdade”, declarou o líder religioso. Para ele, tanto o judaísmo como o cristianismo possuem essa lição como herança. “Ao afligir o faraó, Deus mostrou que a arrogância não pode estar acima da liberdade, essa é a mensagem do Pessach”, explicou. Como prova de respeito à data e ao espírito comunitário,

Os judeus sempre celebraram a fuga do Egito que, para eles, é o momento da libertação. “Jesus celebrou com seus discípulos esse momento da Páscoa judaica. Desta vez, Jesus institui a Eucaristia, ao fazer recordação com o pão, o vinho e o gesto do lava-pés, que mostra a doação. A Ceia do Senhor é a divisão do pão”, explica.

Cristo ao celebrar a Páscoa dá a esse ato um sentido mais amplo, não só aos judeus, mas para todos. “A Páscoa cristã celebra a proteção que Cristo não cessou e nem cessará de dispensar à Igreja.

“A ressurreição revela a nossa vocação cristã e que o homem e a mulher não podem perder a fé e esperança na vitória do bem contra o mal”, complementa dizendo, ainda, que o pão é um símbolo, divido pelos judeus e cristãos nas comemorações.




Para os religiosos, a celebração do Pessach ou a Páscoa é também um ato de respeito à origem comum na fé em um único Deus. Isso e outros aspectos, mais unem do que separam, essas duas grandes religiões monoteístas.

É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30


Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro