AVIVAMENTO NO CULTO DA FAMÍLIA

5 Coisas que acontecem em um avivamento (a 3 é a evidência)
A Bíblia Sagrada é repleta de ocasiões que revelam coisas que acontecem em um avivamento, seja pessoal ou coletivo. Veremos neste estudo bíblico o que traz o avivamento na vida dos filhos de Deus.

#1 O avivamento verdadeiro traz consigo o temor de Deus!
De onde vem o avivamento afinal de contas, senão do próprio Deus?

O avivamento é a manifestação da presença de Deus no coração de seu povo, trazendo consigo o temor de Deus, que nos faz reconhecer Sua santidade e o quanto precisamos nos consertar com Ele, desfazendo-se de nossos pecados.

Deus retirou os Israelitas do Egito, por exemplo, e os trouxe até o monte Sinai, onde desceu para falar com o povo.

Deus estava trazendo aos israelitas um avivamento depois de muitos anos de escravidão no Egito (Dt 30:16), e estava tornando de Israel uma nação com sua própria Lei, regida por Deus.

Uma das principais coisas que acontecem em um avivamento é o temor de Deus, que desce ao nosso coração para nos livrar de pecar, comprove isso nos versículos abaixo:

E todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o barulho da trombeta, e o monte fumegando. E quando o povo viu isso, apartou-se e ficou de longe.

E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos, mas não permitas que Deus fale conosco para que não morramos.

E disse Moisés ao povo: Não temais, pois Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis. (Êxodo 20:18-20 KJF)

Se estamos clamando por um avivamento, clamemos pelo temor de Deus, para que nos consertemos com Ele!

coisas que acontecem em um avivamento, clamor, oração, mãos erguidas de joelhos
#2 Em um avivamento, o arrependimento é o “personagem principal”.
O pecado é o que nos separa de Deus, de acordo com Isaías 59:2.

Portanto, das coisas que acontecem em um avivamento, o arrependimento de pecados é praticamente a principal, pois o arrependimento é o início da mudança para uma vida com Deus!

Quem quer se aproximar de Deus através de um avivamento, deve afastar-se de seus pecados, arrependo-se!

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:8-10 NVI)

pecador arrependido confessando pecado
#3 Num avivamento o pecado é odiado e abandonado, e a Palavra de Deus é desejada e exaltada, esta é a evidência de um verdadeiro avivamento!
Refreei os meus pés de todo caminho mau, para que eu pudesse guardar a tua palavra. (Salmo 119:101 KJF)

O versículo do salmo acima vem em concordância direta com os dois tópicos anteriores deste estudo bíblico sobre as coisas que acontecem em um avivamento.

Primeiro o temor de Deus desce ao nosso coração, nos fazendo reconhecer os nossos pecados e a necessidade de nos consertarmos com Deus.

Depois disso vem o arrependimento de nossos pecados, que é a evidência de que um verdadeiro avivamento está acontecendo em nossa vida!

E então vem a prática constante das coisas que provam evidências de um avivamento vindo verdadeiramente de Deus.

O salmista desvia seus pés de todo caminho mau a fim de guardar e obedecer com sinceridade a Palavra de Deus.

Para que serve um avivamento, se não para aproximar o ser humano de Deus, reconciliando-o com seu Criador, lhe dando uma vida nova? (2 Co 5:17-20)

arrependido dos pecados, orando, cruz
Depois de passar pelas duas primeiras coisas que acontecem em um avivamento, e depois de colocar em prática na própria vida a terceira, as outras duas começam a acontecer de forma natural, veja quais são.

#4 Num avivamento genuíno, torna-se o prazer do crente buscar a Deus constantemente!
Quando tu disseste: Buscai a minha face; meu coração disse a ti: Tua face, Senhor, eu buscarei. (Salmo 27:8 KJF)

Buscar a Deus significa, basicamente, caminhar com Ele diariamente, estando em comunhão com Ele, lendo, estudando e obedecendo Sua Palavra, além de alimentar uma vida de adoração, louvor e oração constantemente (Lc 18:1).

Veja também:

Portal Conheça sua Bíblia de capa a capa;
Escola de oração e intercessão;
Como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente.
Mas é indispensável que os três passos anteriores aconteçam antes deste aqui, pois para estar em comunhão com Deus é necessário antes, obviamente, reconciliar-se com Ele!

#5 Os crentes tornam-se cheios do Espírito Santo, porque de todas as coisas que acontecem em um avivamento, esta é inevitável!
crente cheio do Espírito Santo - Efésios 5 18
Ao serem cheios do Espírito Santo, os filhos de Deus também revestem-se de poder, capacidade e coragem para pregar a Palavra de Deus, cada um de acordo com seu chamado recebido do mesmo Espírito Santo! (At 1:8; 1 Co 12: 7-11; Ef 4:11-13).

O apóstolo Paulo é um bom exemplo destas 5 coisas que acontecem em um avivamento, pois ele passou pelas 4 primeiras etapas e depois foi cheio do Espírito Santo para pregar a Palavra de Deus.

Nele foi gerado o temor do Senhor, e assim reconheceu seus pecados contra Deus (At 26:9; 1 Tm 1:15);
Ele arrependeu-se de seus pecados após tê-los reconhecido (Fp 3:7-8);
Ele desviou seus pés do caminho de maldade que trilhava, e assim começou a aprender do Senhor Jesus com os discípulos (Gl 1:15-18);
Ele buscava a Deus constantemente junto com outros irmãos (At 13:1-2);
Depois disso esteve cheio do Espírito Santo para cumprir seu chamado.
O apóstolo Paulo foi avivado por Deus ao abrir seu coração para Ele, não sendo negligente!

Através da história do apóstolo Paulo podemos ter um exemplo das coisas que acontecem em um avivamento, leia um resumo abaixo:
E Ananias foi pelo caminho e entrou na casa, e impondo as suas mãos sobre ele, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que recebas tua visão e sejas cheio do Espírito Santo.

E imediatamente lhe caíram dos olhos como se fossem escamas, e ele imediatamente recebeu a visão; e levantando-se, foi batizado.

E, tendo recebido alimento, ele foi fortalecido. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

E imediatamente ele pregava nas sinagogas que Cristo é o Filho de Deus.

Mas todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém destruía os que invocavam este nome e com este intento veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

Saulo, porém, se fortalecia muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era mesmo o Cristo. (Atos 9:17-22 KJF)

Algumas pessoas podem não te compreender quando verem um avivamento começando na sua vida, mas não desista, fortaleça-se no Senhor e em Sua Palavra!
Assim como aconteceu com o apóstolo Paulo, eu e você podemos buscar a Deus, arrependendo-nos de nossos pecados, e sermos cheios do Espírito Santo para realizar Sua obra e viver um verdadeiro avivamento em nossas vidas!














































É necessário que ela cresça e eu diminua João 3:30

Visualizar mapa ampliado

REFLEXÃO DO DIA

Obrigado Pela Sua Visita


VerdadeGospel|Todos os direitos reservados PrJoãoMonteiro